Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Entidades assistenciais da Festa das Nações de Nova Odessa 2023 divulgam seus cardápios

As 11 entidades assistenciais beneficentes participantes da Festa das Nações de Nova Odessa 2023 divulgaram nesta semana seus cardápios, com pratos e bebidas típicas dos 11 países representados. A Festa acontece nesta sexta, sábado e domingo, dias 06, 07 e 08 de outubro, com entrada gratuita e grandes shows, entre outras atrações. O recinto da Festa fica na Praça dos Três Poderes, na Avenida João Pessoa, nº 777, Centro.

A AAANO (Associação Amigos dos Animais) representa a Austrália e traz para a Festa sua tradicional cebola australiana, além de wraps e doces típicos do país da Oceania.

A ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta) representa, é claro, a Letônia, com seu tradicional galeto (frango marinado assado que é considerado o prato típico de Nova Odessa), com chucrute, pepino azedo, pão de centeio, molho branco, purê de batata, batata soté, espetinho de carne, espetinho de frango, espetinho de coração, espetinho suíno, espetinho de mandioca, truta (peixe assado), gelado de frutas (suspiro, pedaços de frutas, sorvete de nata e cobertura), Salda Zupa (um cozido de frutas leto servido gelado), pães caseiros, bolachas caseiras, porção de linguiça defumada, chucrute, linguiça e carnes defumadas, pepino azedo (picles), lanche com linguiça defumada, bolos caseiros, torta de ricota, geleia caseira, carne suína defumada, file mignon suíno defumado, copa lombo suína, salame misto, salame suíno, costelinha suína defumada, mel, geleias, batata frita, batata frita espiral, porção de batata (igual aquelas servidas em casamento). pão de alho, vinagrete, lanche de linguiça defumada com pão de centeio e molho branco.

A Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) continua representando Portugal, com sua bacalhoada, bolinho de bacalhau, risoto de bacalhau, filé de merluza à parmegiana, porções de tilápia e batata, maçã do amor e morango com chocolate, batidas variadas, crepe suíço, lanche no tacho e escondidinho de bacalhau.

A APAE traz as cores da Itália, oferecendo lasanha, nhoque, pizza, crepe suíço, batata frita, doces diversos, morango no palito.

A AVANO (Associação dos Vicentinos) representa a culinária milenar da China, com yakisoba, frango xadrez, yakimeshi, pastel, rolinho primavera, sushi e porção de tilápia e frutas carameladas.

A ONG Casa Mais volta pelo segundo ano com as cores do estado norte-americano do Havaí, com comidas típicas como o poke, além de açaí, abacaxi havaiano, refrigerantes, sucos, cervejas, água e sorvetes.

A Comunidade Geriátrica (o “Lar dos Velhinhos” de Nova Odessa) é totalmente verde e amarela, com a culinária do Brasil – incluindo o frango atropelado, tapioca, acarajé, lanche de pernil e calabresa, espetinhos, cafés regionais e batidas.

O Lions Club defende a bandeira dos EUA (Estamos Unidos da América), com costelinha ao molho barbecue, arroz e batata, lanches de hambúrguer e cachorro-quente.

O Instituto Kaydi, também pelo segundo ano, traz a Culinária Árabe, com esfirras abertas doces e salgadas, refrigerantes e sucos.

O Rotary Clube de Nova Odessa representa a Alemanha na Festa das Nações “desde sempre”, com pratos típicos como salsichão assado, joelho de porco, bisteca, salada de batata, porqueta, chopes, chucrute e sobremesas diversas.

Por fim, o SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade, a “Guardinha” da cidade) traz o México para a Festa, com tacos, tortilhas, nachos, produtos de milho, lanches e espetinhos, churros, palheta mexicana (picolés típicos) e batidas.

SHOWS

Retomada ano passado, a Festa das Nações é promovida pela AEANO (Associação das Entidades Assistenciais de Nova Odessa) e Prefeitura, com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas), através do Programa Re Virada Regional de Cultura.

O recinto terá novamente praça de alimentação coberta, além de catracas para entrada e saída controlada do público (mesmo com acesso gratuito). Outra novidade desta edição é a volta de um parque de diversões (privado) ao recinto, logo abaixo da Praça dos Três Poderes – como acontecia até as décadas passadas.

O cronograma dos principais shows da Festa das Nações está fechado. Na sexta-feira (06/10), o destaque da noite será a apresentação da famosa dupla sertaneja Rionegro & Solimões, intérpretes dos hits “Sola da Bota”, “A Gente Se Entrega” e “Frio da Madrugada”. Haverá também shows de Nayara Mendes e Brutto & José.

Na noite de sábado (07/10), sobe ao palco o cantor sertanejo Sâmi Rico, filho do lendário José Rico, da dupla Milionário e José Rico. Antes, haverá show da Legião Urbana Cover do Brasil – além de Maicon Dias e de Pin & Mallone.

No dia 08 de outubro, o tradicional “almoço de domingo”, a partir das 12h, terá uma inédita apresentação conjunta da banda Samba d’Aninha com a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss. O palco na Praça dos Três Poderes também recebe neste dia o cantor Marco Bavini (que é filho do sertanejo Sérgio Reis), Banda Babaloo, Artéria Rock e a Banda SP-304 – antecedendo o show de Paulo Ricardo.

À noite reserva o show do cantor Paulo Ricardo, ex-líder do RPM – uma das maiores bandas do rock nacional dos anos 80, e dono de sucessos como “Louras Geladas”, “Olhar 43”, “Revoluções Por Minuto” e “London London” – e também da música tema do BBB (Big Brother Brasil) –, entre outros sucessos de sua carreira solo.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Gastronomia

6 jun 2024

O Festival Sabores de Buteco está chegando para agitar Sumaré e região, prometendo quatro dias de emoção e diversão. De

Gastronomia

6 jun 2024

O Dia dos Namorados está se aproximando, e a busca dos casais por lugares românticos para comemorar essa data especial

Gastronomia

31 maio 2024

Inicialmente, a Tachada da Dona Maria será realizada somente na unidade 2, localizada no bairro Mollon. No entanto, a administração

Gastronomia

22 maio 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta terça-feira (21) os estabelecimentos participantes da

Gastronomia

14 maio 2024

O Elixir Restaurant & Lounge Bar apresenta um jantar especial a seis passos, no dia 16 de maio, com o

Gastronomia

13 maio 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou os estabelecimentos credenciados que vão compor a Praça