Uma jovem colombiana de 22 anos, identificada como María José Ardila, morreu nesta quinta-feira (30) após sofrer coma alcoólico ao participar de um desafio de bebedeira em um bar.
María José, que havia se casado neste ano e era mãe de um bebê de dez meses, participou de uma competição com seis etapas, em que cada fase oferecia um prêmio em bebidas ou dinheiro. O último prêmio, equivalente a cerca de R$ 2 mil (1,5 milhão de pesos colombianos), seria entregue a quem completasse todas as rodadas.
Nas primeiras fases, os participantes precisavam beber rapidamente diferentes tipos de bebidas alcoólicas, e a cada rodada a dificuldade aumentava. No primeiro desafio, era necessário tomar duas doses de “cucaracho”, uma mistura de licor de café e tequila, em apenas cinco segundos, ganhando um coquetel grátis.
Em seguida, no segundo, era preciso ingerir três doses em cinco segundos, recebendo como prêmio uma cerveja. No terceiro, o desafio era beber uma cerveja inteira de uma só vez, o que rendia uma rodada de doses.
A quarta etapa exigia que os participantes tomassem três doses sem usar as mãos, ganhando uma caneca como prêmio. No quinto desafio, foi preciso beber durante 13 segundos seguidos, sem parar, o que garantia uma garrafa de conhaque.
Por fim, no sexto e último desafio, o desafiado precisava consumir oito tipos diferentes de doses enquanto fumava um cigarro para conquistar o prêmio máximo em dinheiro.
Nas etapas finais, María José desmaiou e se engasgou com o próprio vômito.
A jovem foi levada a um hospital, onde permaneceu cinco dias internada na UTI em estado de coma alcoólico irreversível. Os aparelhos que a mantinham viva foram desligados nesta quinta.
O caso gerou comoção nas redes sociais e levantou críticas à promoção de competições perigosas envolvendo álcool em bares.






