Redação Jornal Americanense

Furtos e roubos caem pela metade na Praia Azul depois da instalação de câmeras

A instalação da muralha digital no bairro Praia Azul já reflete na diminuição dos índices de criminalidade no local. As câmeras foram instaladas há quatro meses e o número de furtos e roubos caiu de 53 para 26, uma queda de 50,94%. A estatística foi apresentada pelo comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva, e pelo coordenador de planejamento,  Wendeo Santos, ao prefeito Chico Sardelli e ao vice Odir Demarchi, nesta terça-feira (4).

Em alguns casos, como furtos em transporte público e roubo no interior de veículo, a queda registrada foi de 100%. As imagens das câmeras proporcionaram, ainda, um aumento de 14% no número de captura de procurados pela Justiça.

“O trabalho do videomonitoramento avança em nossa cidade. Essa é uma meta da nossa Administração: dar mais segurança a nossa população, monitorando as entradas e saídas da cidade para prevenir crimes e auxiliar na investigação quando eles ocorrerem”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.

“As câmeras são importantes para elevar a sensação de segurança das pessoas e também para inibir a ação dos criminosos, que vão pensar duas vezes antes de cometer algum crime em Americana, porque sabem que estão sendo monitorados”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

Em janeiro, a Gama (Guarda Municipal de Americana) ampliou o número de câmeras utilizadas no videomonitoramento da cidade, a chamada Muralha Digital, de 85 para 123, reforçando o combate e a prevenção de crimes. Algumas dessas câmeras detêm a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e são capazes de identificar letras e números das placas de veículos.

Os equipamentos estão em vias públicas de grande movimento, praças, cemitérios, Terminal Rodoviário e outros espaços públicos. E o projeto da Administração Municipal é ampliar ainda mais o número desses equipamentos em outros locais da cidade.

“Temos um planejamento de cobrir todas as entradas e saídas da cidade com câmeras inteligentes, com a tecnologia OCR, até o final de 2024. Além disso, vamos continuar ampliando a presença das câmeras de monitoramento nos espaços públicos, sempre buscando novas tecnologias. Sem dúvidas, um ganho muito importante para a segurança pública de Americana”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

1 mar 2024

Na noite da última quinta-feira (29), um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de recicláveis localizado na Avenida da

Polícia

29 fev 2024

Na tarde desta segunda-feira (26) uma tragédia em São Paulo vitimou fatalmente José Ribeiro, um morador de 60 anos da

Cidades, Polícia

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Polícia

22 fev 2024

Daniel Alves, ex-jogador da Seleção Brasileira, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença

Polícia

21 fev 2024

A vendedora Thamiris Nathalia Rulim, de 32 anos, é a primeira vítima de feminicídio em Piracicaba. Ela foi morta pelo

Polícia

17 fev 2024

Nesta sexta (16) Americana foi palco de um trágico acidente que resultou na morte de Antônio Ivan Moura Caetano, motoboy