Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Gama começa a instalar câmeras para cobrir 100% das entradas e saídas do município

Gama começa a instalar câmeras para cobrir 100% das entradas e saídas do município

A Guarda Municipal de Americana (GAMA) iniciou a instalação das 103 novas câmeras que vão ampliar a cobertura do sistema da Muralha Digital para 100% das entradas e saídas do município. A nova fase do projeto foi anunciada em novembro de 2023, enquanto a instalação começou na semana passada e deve ser concluída em 60 dias.

Com investimento de R$ 2,8 milhões, os novos equipamentos adquiridos irão se juntar às 123 câmeras que já estão em operação e têm ajudado as forças de segurança na identificação de suspeitos e na solução de crimes.

“Sempre fui um defensor das guardas municipais e temos investido constantemente em capacitação e aquisição de equipamentos. Com mais esse aporte, a população de Americana estará mais protegida”, afirma o prefeito Chico Sardelli.

Todos os acessos e saídas do município de Americana passarão a ser vigiados 24 horas por dia pela Gama, com as câmeras captando imagens e colhendo informações como características dos veículos e horários em que foram observados.

“Em termos de equipamento, a Muralha Digital é a ferramenta mais importante na prevenção e no combate à criminalidade. Quando ela não antecipa uma possível atividade criminosa, fornece informações vitais para subsidiar a resolução de crimes. Isso tem agregado muito no trabalho integrado das instituições de segurança no município de Americana”, diz o comandante da GAMA, Marco Aurelio da Silva.

O sistema já auxiliou na solução de vários crimes. Entre eles, por exemplo, a prisão de suspeitos de furto e receptação de rodas de veículos em Americana, em julho de 2023, o caso de um professor que teve o corpo carbonizado encontrado em área rural do município, em agosto de 2023, e a prisão de um homem envolvido no furto de mais de 30 veículos em Americana e região, na semana passada.

Ocorrência

Graças ao apoio da Muralha Digital, equipes da GAMA interceptaram, na noite desta segunda-feira (22), na região da Praia Azul, um veículo Hyundai HB20 com emplacamento clonado que foi utilizado em roubo a uma residência na cidade de Nova Odessa.

Os GCMs Asbhar e Ricardo foram informados sobre a passagem do veículo no bairro depois da identificação por meio das câmeras. O condutor e uma passageira foram abordados e conduzidos ao plantão policial, onde foram ouvidos e liberados. O chassi do veículo estava raspado.

No roubo à residência, foi levado outro veículo, um Honda Civic, que já havia sido recuperado pela GAMA e que tinha resultado na prisão de uma pessoa na noite anterior.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

17 maio 2024

Nesta sexta (17) uma mãe e sua filha de 12 anos foram atropeladas na Avenida Ampélio Gazzetta, em Nova Odessa,

Polícia

17 maio 2024

Na madrugada desta sexta-feira (17), por volta das 03h15, equipes da Gama foram informadas via controle sobre um possível furto

Polícia

16 maio 2024

Na manhã desta quinta-feira (16), um incêndio foi registrado no bairro Vila Jones, em Americana. De acordo com informações do

Polícia

16 maio 2024

Uma empresária de 37 anos foi presa durante a operação ‘Rua Rússia’ deflagrada pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente)

Polícia

15 maio 2024

Na tarde desta terça-feira (14), a GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa foi acionada por populares para comparecer à

Polícia

14 maio 2024

Nesta segunda-feira (13), durante a madrugada, um casal foi feito refém em um assalto a residência no Parque Residencial Tancredi,