GCM de Nova Odessa inicia projeto ‘Anjos da Escola’ 2025

A parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Odessa deu início ao calendário 2025 do Projeto “Anjos da Escola”, que atenderá mais de 3.000 alunos do Ensino Fundamental I — crianças com idades entre 6 e 10 anos. Com mais de uma década de atuação, o projeto foi idealizado e desenvolvido inteiramente pela própria GCM de Nova Odessa.

Na última quarta-feira (02), a equipe do “Anjos da Escola” realizou uma palestra sobre “Cidadania e Preservação do Patrimônio Público” para os alunos da EMEB Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade. Esse tema será abordado em outras seis unidades ao longo de abril. A partir de maio, o foco das atividades será os riscos do uso de cerol em pipas.

Mais do que realizar rondas escolares e orientar o trânsito nos horários de entrada e saída, a GCM entra nas salas de aula para dialogar com os estudantes sobre temas fundamentais como cidadania, combate ao vandalismo, respeito ao patrimônio público e prevenção ao bullying.

Durante o ano, os agentes da GCM visitarão as 12 escolas da Rede Municipal que oferecem o Ensino Fundamental I. Nessas visitas, os alunos participam de atividades educativas que discutem, por exemplo, as consequências do uso do cerol, o impacto do vandalismo e a importância do comportamento cidadão.

O objetivo central do Projeto “Anjos da Escola” é aproximar a GCM dos ambientes escolares, criando uma referência positiva para as crianças e fortalecendo a cultura do respeito às leis e ao convívio social. Atualmente, cinco agentes estão designados para atuar no projeto: os GCMs Straiotto, Goulart, Heidi, Cândido e De Paula.

“A Guarda Civil Municipal, por meio de ações socioeducativas, atua preventivamente para garantir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Com presença ativa e palestras educativas, o programa fortalece a cidadania, promove vínculos comunitários e dissemina a cultura da paz”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

Para Renata Ortiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal, o projeto tem um papel essencial na formação cidadã:

“As ações do Projeto ‘Anjos da Escola’ são fundamentais para formar estudantes conscientes e responsáveis. Ao abordar temas como cidadania e preservação do patrimônio público, estimulamos a compreensão de direitos e deveres, incentivando a participação ativa na comunidade e o cuidado com os espaços públicos.”

Ela completa:

“Discutir essas questões em sala de aula também desenvolve habilidades como empatia, trabalho em equipe e pensamento crítico. Dessa forma, estamos cultivando não apenas o conhecimento, mas também um futuro mais engajado, consciente e sustentável.”

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 fev 2026

Um gesto de gratidão e reconhecimento emocionou a internet após um empresário presentear um funcionário com um carro 0 km.

Cidades

19 fev 2026

Um eclipse lunar total deverá proporcionar o fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” na manhã do dia 3 de março.

Esportes, Mundo, Polícia

19 fev 2026

O governo do Marrocos está sendo acusado por organizações de defesa animal de planejar o abate de até 3 milhões

Polícia

19 fev 2026

Uma mulher de 37 anos foi morta a tiros pelo ex-companheiro na cidade de Rio Negrinho, no norte de Santa

Polícia

19 fev 2026

O ex-príncipe Príncipe Andrew foi preso nesta quinta-feira (19) no Reino Unido, no âmbito de uma investigação aberta há dez

Cidades

18 fev 2026

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste sábado (21)

Anunciar ou recomendar matéria