GCM de Nova Odessa inicia projeto ‘Anjos da Escola’ 2025

A parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Odessa deu início ao calendário 2025 do Projeto “Anjos da Escola”, que atenderá mais de 3.000 alunos do Ensino Fundamental I — crianças com idades entre 6 e 10 anos. Com mais de uma década de atuação, o projeto foi idealizado e desenvolvido inteiramente pela própria GCM de Nova Odessa.

Na última quarta-feira (02), a equipe do “Anjos da Escola” realizou uma palestra sobre “Cidadania e Preservação do Patrimônio Público” para os alunos da EMEB Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade. Esse tema será abordado em outras seis unidades ao longo de abril. A partir de maio, o foco das atividades será os riscos do uso de cerol em pipas.

Mais do que realizar rondas escolares e orientar o trânsito nos horários de entrada e saída, a GCM entra nas salas de aula para dialogar com os estudantes sobre temas fundamentais como cidadania, combate ao vandalismo, respeito ao patrimônio público e prevenção ao bullying.

Durante o ano, os agentes da GCM visitarão as 12 escolas da Rede Municipal que oferecem o Ensino Fundamental I. Nessas visitas, os alunos participam de atividades educativas que discutem, por exemplo, as consequências do uso do cerol, o impacto do vandalismo e a importância do comportamento cidadão.

O objetivo central do Projeto “Anjos da Escola” é aproximar a GCM dos ambientes escolares, criando uma referência positiva para as crianças e fortalecendo a cultura do respeito às leis e ao convívio social. Atualmente, cinco agentes estão designados para atuar no projeto: os GCMs Straiotto, Goulart, Heidi, Cândido e De Paula.

“A Guarda Civil Municipal, por meio de ações socioeducativas, atua preventivamente para garantir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Com presença ativa e palestras educativas, o programa fortalece a cidadania, promove vínculos comunitários e dissemina a cultura da paz”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.

Para Renata Ortiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal, o projeto tem um papel essencial na formação cidadã:

“As ações do Projeto ‘Anjos da Escola’ são fundamentais para formar estudantes conscientes e responsáveis. Ao abordar temas como cidadania e preservação do patrimônio público, estimulamos a compreensão de direitos e deveres, incentivando a participação ativa na comunidade e o cuidado com os espaços públicos.”

Ela completa:

“Discutir essas questões em sala de aula também desenvolve habilidades como empatia, trabalho em equipe e pensamento crítico. Dessa forma, estamos cultivando não apenas o conhecimento, mas também um futuro mais engajado, consciente e sustentável.”

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Economia

2 out 2026

Levantamento foi feito com 400 pessoas e mostra que comércio físico permanece forte, porém a escolha combina promoção, praticidade, variedade,

Cidades

1 out 2026

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana que utiliza tecnologia para o apoio à

Cidades, Saúde

1 out 2026

A equipe técnica do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou nesta terça-feira (29) tratamento preventivo

Cidades

1 out 2026

16ª edição da Caminhada Por Amor à Vida acontece em 18 de outubro, com saída do CCL; participação integra a

Cidades

30 set 2026

A FAM – Faculdade de Americana anunciou a concessão de cinco bolsas de estudo integrais para os membros do Conselho

Polícia

30 set 2026

Uma mulher de 73 anos ficou gravemente ferida após ser atacada por dois cães da raça rottweiler na manhã desta

Anunciar ou recomendar matéria