Guarda Municipal de Santa Bárbara conta com novos fuzis

A aquisição das novas armas integra um amplo pacote de investimentos da gestão do prefeito Rafael Piovezan

A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste recebeu no início desta semana 3 fuzis (556) que serão utilizados pela corporação em operações especiais no Município. A aquisição das novas armas integra um amplo pacote de investimentos da gestão do prefeito Rafael Piovezan.

Desde janeiro de 2021 foram investidos mais de R$ 2,7 milhões na aquisição de novas viaturas, armamentos e equipamentos para a Guarda Civil Municipal e também na convocação dos guardas municipais aprovados em concurso público.

Entre as aquisições recentes e que estão com processo em andamento, além dos fuzis, estão 8 novas viaturas Zero KM, 3 novas motocicletas Zero Km, 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação), 60 granadas, 23 pistolas (.40), 6 carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo. Há ainda a ampliação do sistema de videomonitoramento, com 226 câmeras instaladas pelo Município.

“Em Santa Bárbara oferecemos tudo aquilo que é necessário para o enfrentamento das adversidades com o objetivo de proporcionar qualidade de vida ao cidadão. O investimento em armamentos modernos possibilita uma maior segurança aos guardas e prepara a corporação para eventuais situações de enfrentamento e confronto, intimidando ainda as possíveis ações de criminalidade. A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste é uma das pouquíssimas a contar com este tipo de armamento. Alcançamos um patamar que exige de nós ainda mais. E assim faremos!”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

Santa Bárbara d’Oeste, a cidade mais segura do Estado de São Paulo

A Guarda Civil Municipal atua de forma integrada às demais forças de segurança da cidade, o que tem contribuído para os bons resultados. Santa Bárbara d’Oeste é a cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Instituto Sou da Paz. No ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste aparece na 1ª posição. O ranking é produzido a partir de dados públicos oficiais de Segurança Pública (SSP) no Estado de São Paulo, com o IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos 2020), calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo/outros, roubo de veículo e roubo de carga).

O Município de Santa Bárbara d’Oeste apresentou em 2021 o menor número de roubos nos últimos 20 anos. Os dados são oficiais e constam nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. No ano passado foram registradas 239 ocorrências do tipo, menor número desde o ano de 2001, quando foram registradas 731 ocorrências.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

12 maio 2026

Alerta da Muralha Digital permitiu que equipes da ROMU localizassem o veículo e detivessem casal após fuga por vias de

Polícia

12 maio 2026

Quatro policiais civis foram presos nesta terça-feira (12), em São Paulo, suspeitos de extorquir um homem sob ameaça de forjar

Polícia

12 maio 2026

Uma explosão provocada durante uma obra da Sabesp no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, deixou um

Polícia

11 maio 2026

Ação da Polícia Militar apreendeu centenas de porções de drogas, dinheiro, celulares, máquinas de cartão e anotações do comércio ilícito

Polícia

7 maio 2026

O ginecologista e ex-deputado estadual Felipe Lucas, de 81 anos, foi preso preventivamente nesta quarta-feira (6), acusado de abusar sexualmente

Polícia

6 maio 2026

Suspeito tentou fugir correndo para área de mata, usou identidade falsa e foi reconhecido em outro roubo ligado ao Mercado

Anunciar ou recomendar matéria