Após um julgamento por júri popular, João Vitor Alcântara, responsável pelo assassinato a facadas de Rafaela da Silva, ocorrido em janeiro de 2023 em Santa Bárbara, teve seu veredicto finalmente anunciado. Alcântara foi condenado a 45 anos de prisão pelo crime nesta segunda-feira (8).
Rafaela da Silva foi assassinada a facadas pelo próprio companheiro na frente de seus filhos. Os relatos apontam que a jovem mãe recebeu múltiplas lesões por facadas na cabeça, tórax e braços, em um ato de violência extrema e desumana.
A condenação de João Vitor Alcântara foi pautada pelo homicídio quadruplamente qualificado. O réu foi considerado culpado por feminicídio. Além disso, a motivação torpe do crime, somada ao fato de ter sido cometido na frente dos filhos da vítima, e o recurso que dificultou a defesa por parte de Rafaela foram elementos determinantes na sentença.
Rafaela morreu deixando quatro crianças de seu primeiro casamento, com idades entre 3 e 9 anos, além de uma recém-nascida, fruto de sua relação com João Vitor.