Redação Jornal Americanense

Polícia investiga envenenamento e morte de gatos em Nova Odessa

O Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil de Nova Odessa averíguam um possível caso de envenenamento de gatos comunitários em uma área verde situada no final da Rua Angelo Príncipe Padela, no Parque Fabrício. Após orientação de Zoonoses, uma moradora registrou a ocorrência junto à Polícia Civil do Município, para que o provável crime seja devidamente investigado e os responsáveis, identificados e encaminhados para a Justiça.

Há cerca de duas semanas, uma equipe de Zoonoses esteve no local, a pedido de moradores próximos, e localizou um gato adulto com sintomas de envenenamento. Com apoio da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), o animal foi encaminhado para uma clínica veterinária local, onde recebeu tratamento. Mas, segundo os moradores, outros seis ou sete animais já teriam morrido nas proximidades recentemente, com os mesmos sintomas.

“Nossa equipe esteve no local conversando com moradores, que estão preocupados e tristes com a situação, porque eles cuidam destes animais. São gatos castrados, animais comunitários. Isto está sendo investigado, e esperamos que a pessoa que fez isso, se for realmente algo criminoso, que seja punida”, explicou a coordenadora do setor, a médica veterinária Paula Faciulli.

Segundo a profissional, a equipe chegou a identificar restos de alimentos com grânulos de um material escuro, aparentando ser o agrotóxico clandestino utilizado como raticida conhecido popularmente como “chumbinho” – cuja produção, comercialização e uso são terminantemente proibidos no Brasil e trazem risco de vida. Caso seja confirmado o uso deste veneno, trata-se de mais um crime ambiental.

“Já estamos investigando esse bárbaro crime. Se alguém tiver informações sobre quem seria o responsável, com provas, filmagens ou testemunhas da ação do criminoso, seria de grande ajuda, e pode procurar a Polícia Civil de Nova Odessa com garantia de sigilo”, acrescentou o delegado do Município, doutor Reynaldo Peres.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

29 fev 2024

Na tarde desta segunda-feira (26) uma tragédia em São Paulo vitimou fatalmente José Ribeiro, um morador de 60 anos da

Cidades, Polícia

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Polícia

22 fev 2024

Daniel Alves, ex-jogador da Seleção Brasileira, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença

Polícia

21 fev 2024

A vendedora Thamiris Nathalia Rulim, de 32 anos, é a primeira vítima de feminicídio em Piracicaba. Ela foi morta pelo

Polícia

17 fev 2024

Nesta sexta (16) Americana foi palco de um trágico acidente que resultou na morte de Antônio Ivan Moura Caetano, motoboy

Polícia

17 fev 2024

Uma notícia trágica abalou a comunidade de Santa Bárbara d’Oeste neste sábado (17). Lucas Ribeiro Santana, um jovem de 22