Quadrilha que fabricava fuzis em Santa Bárbara também projetava pistolas Glock 19

Quadrilha que fabricava fuzis em Santa Bárbara também projetava pistolas Glock 19

Buscas realizadas na empresa Kondor Fly, em Santa Bárbara d’Oeste, encontraram arquivos digitais que indicam que a quadrilha que produzia fuzis na fábrica também projetava pistolas do tipo Glock, segundo fontes ligadas à investigação. Entre os arquivos apreendidos estavam nomes como “G19_v2”, “SlideGlock” e “Lower_Pistol_45”, compatíveis com componentes de pistolas semiautomáticas de uso restrito.

O material estava armazenado em um disco rígido externo apreendido durante as diligências. Investigadores informaram que os arquivos continham modelos tridimensionais (CAD) cujas dimensões eram idênticas às da Glock 19, uma das armas mais procuradas no mercado ilegal por sua compactação e capacidade de uso em condições urbanas.

Há indícios de que as peças e armas produzidas pela organização eram negociadas com o chamado CV. As apurações tentam agora identificar a extensão das vendas e os destinatários das remessas. Fontes policiais afirmam que a existência dos projetos digitais facilita a reprodução das peças em máquinas de usinagem ou impressoras 3D, o que agrava o risco à segurança pública.

O programador Anderson Custódio Gomes, apontado pela investigação como o suposto cérebro da operação de desenho e parametrização das peças, afirmou em depoimento: “Eu fiz os desenhos no Fusion pra estudar. Era pra testar o curso da máquina, não era pra fazer arma”. A declaração será confrontada com a perícia técnica nos arquivos e com provas materiais recolhidas no local.

Autoridades ressaltam que a produção, o porte e a comercialização de armas de fogo e de componentes de uso restrito são crimes previstos na legislação federal, e que a existência de projetos que permitam a reprodução de armas pode configurar participação em organização criminosa e facilitação de tráfico de armamento. As apurações continuam para identificar todos os envolvidos e possíveis responsabilidades civis e criminais.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

18 set 2026

Jovens de 14 e 16 anos confessaram participação no ato infracional e indicaram aos agentes o local onde o veículo

Polícia

18 set 2026

Vítima, de 53 anos, relatou sofrer violência psicológica há vários anos; suspeito foi preso em flagrante por violência doméstica A

Polícia

17 set 2026

Vítima relatou ter sido agredida no rosto e ofendida pelo ex-companheiro após ele invadir sua residência durante a madrugada Um

Polícia

17 set 2026

Serviço contabilizou mais de 2 mil atendimentos até agosto deste ano; canais facilitam o acesso das vítimas à denúncia e

Polícia, Política

16 set 2026

Candidato a deputado estadual pelo PL quer ampliar o uso de tecnologia, integrar forças de segurança e criar centros regionais

Polícia

15 set 2026

A Prefeitura de Americana mantém o monitoramento das áreas de alagamento ao longo do Ribeirão Quilombo, que transbordou após as

Anunciar ou recomendar matéria