Durante a sessão da última terça-feira (22), na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, uma fala do vereador Rony Tavares (Republicanos) gerou polêmica e levantou questionamentos sobre possíveis irregularidades na fila para exames médicos no município.
Tavares afirmou ter levado uma lista com nomes de cerca de 30 pessoas que aguardavam agendamento de exames e, após sua solicitação, todas teriam sido atendidas. Ele aproveitou o momento para agradecer os secretários de Governo, Joel Cardoso, e da Saúde, Marcus Pensuti.
A declaração, no entanto, repercutiu negativamente. Críticos apontam que a situação pode configurar tráfico de influência, já que os pacientes supostamente teriam “furado a fila”, em detrimento de outros cidadãos sem ligações com vereadores ou membros do governo.
Diante da repercussão, a Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara anunciou que irá investigar o caso. O objetivo é esclarecer os fatos e apurar se houve quebra de conduta por parte do parlamentar.
Após o ocorrido, Rony Tavares se manifestou, alegando que sua fala foi equivocada. “Como estou acompanhando o andamento de exames de cerca de 30 pacientes, eles reportaram que foram agendados e esse agradecimento se faz por ter tido andamento e não por ter passado à frente, nada disso”, alegou.
A reportagem do JA procurou a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.