O deputado estadual Dirceu Dalben reuniu-se esta semana com o governador Tarcisio Gomes de Freitas e, na pauta, estavam novos investimentos em Saúde. Dalben tem articulado junto ao Governo do Estado a abertura de mais leitos em hospitais de média e alta complexidade, mais vagas para tratamentos como hemodiálise, a implantação de um Hospital Metropolitano para a Região de Campinas, assim como tem apoiado os municípios paulistas com a destinação de recursos via emendas parlamentares para aplicação na Saúde, seja no custeio dos serviços, aquisição de equipamentos, mobiliários, e na construção de novas unidades para ampliar o atendimento à população.
“Foi uma reunião muito produtiva, em que pudemos falar sobre os projetos futuros para o desenvolvimento do nosso estado, principalmente na área da Saúde, que necessita de investimentos constantes. Com nosso apoio e trabalho na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o Governo do Estado tem atuado no sentido de aumentar os investimentos na Saúde e o governador está dedicado a criar o SUS Paulista. Isso vai garantir mais recursos aos municípios, hospitais e instituições públicas, para que ampliem e qualifiquem cada vez mais o atendimento às pessoas. Uma proposta que vem ao encontro das soluções que temos reivindicado frequentemente”, explicou Dalben.
Mais de 50% das emendas parlamentares do deputado, desde seu primeiro mandato, têm sido destinadas exclusivamente para a área da Saúde, contribuindo com o fortalecimento dos serviços. Para este ano de 2024, são R$ 32,9 milhões indicados por Dalben para diversos municípios, hospitais e instituições, com destaque para a Região Metropolitana de Campinas.
“Buscamos sempre estar contribuindo com as prefeituras para fortalecer o atendimento primário, para que ampliem os atendimentos, facilitem o acesso da população e tenham serviços qualificados nos bairros. O objetivo é desafogar os hospitais e, assim, liberar vagas para os casos de média e baixa complexidade”, explicou Dalben.
Dalben destinou também ambulâncias e “vans” para o transporte de pacientes a diversos municípios paulistas, e ainda intermediou e conquistou junto ao Governo do Estado outros investimentos importantes para a população, como a ampliação de leitos (entre eles, no Hospital Estadual de Sumaré e no Hospital das Clínicas da Unicamp), a reabertura do Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Rede Mário Gatti (Campinas) e a reativação de hospitais (como em Bauru). Contribuiu, ainda, na Alesp, com a implantação da Tabela SUS Paulista, que aumenta o repasse estadual a hospitais e instituições que atendem à população pelo Sistema Único de Saúde.