A portaria que revoga a nomeação do Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Americana, Luiz Carlos Cezaretto, o Luiz da Rodaben, foi publicada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Município.
Luiz da Rodaben retoma nesta sexta-feira (5) sua cadeira na Câmara Municipal para concluir seu terceiro mandato. Até então, seu lugar era ocupado pelo suplente Otto Kinsui (Cidadania).
A saída de Rodaben da administração municipal está relacionada à necessidade de descompatibilização de agentes políticos para a disputa das eleições municipais, agendadas para outubro deste ano. O procedimento deve ocorrer seis meses antes do pleito.
Além da necessidade de desligamento para a disputa eleitoral, Rodaben aproveita o prazo para mudança de partido, que expira nesta sexta-feira. Ele afirmou que deixa o Cidadania para se filiar ao PRD (Partido Renovação Democrática).
Balanço
Ao fazer um balanço de seu período à frente da Secretaria de Habitação, Luiz da Rodaben classificou a experiência como “um presente de Deus”. Ele admitiu ter ficado receoso ao aceitar o convite de Sardelli para assumir a pasta, mas destacou que a oportunidade trouxe momentos de grande realização pessoal.
“Não há nada que pague a alegria de ver nos olhos das pessoas que recebem a chave da casa, isso valeu muito pra mim”, afirmou Rodaben. Durante os três anos à frente da secretaria, foram entregues mil apartamentos à população e mais de 250 escrituras de imóveis foram legalizadas, beneficiando famílias carentes.
Substituto
O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira que o advogado Ordival Olivatto será o novo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Olivatto trabalhou no DAE (Departamento de Água e Esgoto) em três períodos (1970 a 1976 / 1983 a 1985 / 2015 a 2017). Na Prefeitura de Americana, atuou entre 1985 e 2015, sendo Chefe de Gabinete na gestão do ex-prefeito Erich Hetzl Júnior (2005 a 2008) e, nos demais anos, na Secretaria de Negócios Jurídicos. Também trabalhou na Câmara Municipal de Americana, no período entre 2018 e 2020. Desde 2021, o advogado desenvolve suas funções na própria Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano.