Maria Giovana, que é pré-candidata a Deputada Federal, vem mantendo conversas com apoiadores do ex-presidente Lula, Ciro Gomes e sindicalistas
As últimas movimentações de pré-candidatos de Americana ao cargo de Deputado Federal chamou a atenção durante esta semana. Em especial, a da ex-vereadora e ex-candidata a prefeita Maria Giovana (PDT) que encontrou-se com o Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
O encontro repercutiu nas redes sociais. Maria Giovana publicou no instagram stories com a legenda: “Meu amigo Chicão, seja sempre muito bem-vindo em Americana!”. Para ilustrar, compartilhou stories que o presidente havia publicado na própria rede social e marcado a pré-candidata.
Chicão é Eduardo Annunciato Chicão que, além de Presidente do Sindicato dos Eletricitários, é conhecido pelo viés político de esquerda, com publicações abertamente apoiando o ex-presidente e possível pré-candidato à Presidência nas Eleições 2022, Luis Inácio Lula da Silva (PT).
O assunto repercutiu nas redes sociais entre políticos da região e populares. Entre os “estranhamentos” do público está a proximidade de Maria Giovana a alguém ligado à Lula. Recentemente, o pré-candidato à Presidência pelo PDT (partido de Maria Giovana), Ciro Gomes teceu críticas ao ex-presidente.
A redação do JA entrou procurou Maria Giovana para falar sobre o encontro. Em retorno, a assessoria informou que trata-se de um encontro informal e não há cunho político, visto que “ambos são pré-candidatos ao cargo de Deputado Federal”.
CENÁRIO POLÍTICO
Recentes pesquisas eleitorais ao cargo de Presidente da República, apontam Lula em primeiro lugar. Em algumas das pesquisas, o petista consagrara-se ainda no primeiro turno.
A pesquisa mais recente é do Instituto Sensus (divulgada no dia 13 de Abril). Nela, Lula está com mais que o dobro das intenções de voto que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes, do PDT de Maria Giovana, aparece em terceiro lugar com pouco mais de 6%. Confira os números:
Lula (PT) – 43,3%
Bolsonaro (PL) – 28,8%
Ciro Gomes (PDT) – 6,3%
João Doria (PSDB) – 2,6%
André Janones (Avante) – 2%
Vera Lúcia (PSTU) – 1,1%
Simone Tebet (MDB) – 0,8%
Eymael (DC) – 0,1%
Felipe D’Ávila (Novo) – 0,1%
Leonardo Péricles (UP) – 0,1%
Sofia Manzano (PCB) – 0,1%
Brancos e Nulos – 7,8%
Não sabem ou não responderam – 7,1%
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
SEGUNDO TURNO
A pesquisa levou em consideração alguns cenários para o segundo turno. Em uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista levaria a melhor com mais de 50% dos votos.
No segundo cenário, entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o pedetista seria eleito com 41% dos votos.
O instituto não realizou pesquisas entre um eventual segundo turno com Lula e Ciro Gomes.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Registro no TSE
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01631/2022.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de Abril, com 2 mil eleitores com mais de 16 anos, distribuídos em 108 municípios de 24 unidades da federação, nas cinco regiões do país.