Maria Giovana se encontra com Presidente do Sindicato dos Eletricitários

Maria Giovana, que é pré-candidata a Deputada Federal, vem mantendo conversas com apoiadores do ex-presidente Lula, Ciro Gomes e sindicalistas

As últimas movimentações de pré-candidatos de Americana ao cargo de Deputado Federal chamou a atenção durante esta semana. Em especial, a da ex-vereadora e ex-candidata a prefeita Maria Giovana (PDT) que encontrou-se com o Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.

O encontro repercutiu nas redes sociais. Maria Giovana publicou no instagram stories com a legenda: “Meu amigo Chicão, seja sempre muito bem-vindo em Americana!”. Para ilustrar, compartilhou stories que o presidente havia publicado na própria rede social e marcado a pré-candidata.

Imagem: Reprodução – Instagram Maria Giovana

Chicão é Eduardo Annunciato Chicão que, além de Presidente do Sindicato dos Eletricitários, é conhecido pelo viés político de esquerda, com publicações abertamente apoiando o ex-presidente e possível pré-candidato à Presidência nas Eleições 2022, Luis Inácio Lula da Silva (PT).

O assunto repercutiu nas redes sociais entre políticos da região e populares. Entre os “estranhamentos” do público está a proximidade de Maria Giovana a alguém ligado à Lula. Recentemente, o pré-candidato à Presidência pelo PDT (partido de Maria Giovana), Ciro Gomes teceu críticas ao ex-presidente.

A redação do JA entrou procurou Maria Giovana para falar sobre o encontro. Em retorno, a assessoria informou que trata-se de um encontro informal e não há cunho político, visto que “ambos são pré-candidatos ao cargo de Deputado Federal”.

CENÁRIO POLÍTICO

Recentes pesquisas eleitorais ao cargo de Presidente da República, apontam Lula em primeiro lugar. Em algumas das pesquisas, o petista consagrara-se ainda no primeiro turno.

A pesquisa mais recente é do Instituto Sensus (divulgada no dia 13 de Abril). Nela, Lula está com mais que o dobro das intenções de voto que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes, do PDT de Maria Giovana, aparece em terceiro lugar com pouco mais de 6%. Confira os números:

Lula (PT) – 43,3%
Bolsonaro (PL) – 28,8%
Ciro Gomes (PDT) – 6,3%
João Doria (PSDB) – 2,6%
André Janones (Avante) – 2%
Vera Lúcia (PSTU) – 1,1%
Simone Tebet (MDB) – 0,8%
Eymael (DC) – 0,1%
Felipe D’Ávila (Novo) – 0,1%
Leonardo Péricles (UP) – 0,1%
Sofia Manzano (PCB) – 0,1%
Brancos e Nulos – 7,8%
Não sabem ou não responderam – 7,1%

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa levou em consideração alguns cenários para o segundo turno. Em uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista levaria a melhor com mais de 50% dos votos.

No segundo cenário, entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o pedetista seria eleito com 41% dos votos.

O instituto não realizou pesquisas entre um eventual segundo turno com Lula e Ciro Gomes.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Registro no TSE

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01631/2022.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de Abril, com 2 mil eleitores com mais de 16 anos, distribuídos em 108 municípios de 24 unidades da federação, nas cinco regiões do país.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

9 nov 2025

O ex-vereador de Americana, Geraldo Fanali, conhecido como Gê Fanali, morreu neste domingo (9), aos 64 anos. Ele lutava contra

Política

6 nov 2025

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), anunciou a criação de um posto de controle na entrada da cidade para

Política

6 nov 2025

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) após uma operação da Polícia Federal

Política

5 nov 2025

O secretário Nacional de Mobilidade Urbana e ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, destacou os resultados do Refrota, programa

Política

21 out 2025

Os vereadores Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Anunciar ou recomendar matéria