O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação sobre o repasse de R$ 2 milhões destinados à construção de um conjunto habitacional em Elias Fausto (SP), após quatro das seis casas entregues serem destelhadas por uma tempestade menos de um mês depois da inauguração. O montante foi intermediado por Denis Andia (MDB), ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e atual secretário nacional de Mobilidade Urbana, pasta vinculada ao Ministério das Cidades, comandada por Jader Filho (MDB).
O conjunto habitacional Vila da Esperança foi inaugurado em 22 de dezembro de 2024, destinado a famílias que tinham ao menos uma pessoa com deficiência. No entanto, em 19 de janeiro, uma tempestade com ventos de 70 km/h arrancou os telhados de quatro das seis residências recém-entregues.
O repasse dos recursos ocorreu via Pix e foi resultado de uma emenda parlamentar de autoria de Fábio Teruel (MDB). Na ocasião da inauguração, Denis Andia esteve presente e celebrou a conquista: “O projeto feito com muito carinho contou com recursos que a gente batalhou juntos lá em Brasília”, declarou. A prefeitura de Elias Fausto também agradeceu publicamente a Andia, e o então prefeito da cidade atribuiu a ele a intermediação da verba.
Com a destruição parcial das casas, o MPF instaurou um inquérito e apontou que “é possível inferir indícios de possível malversação dos recursos federais no montante de R$ 2.000.000,00 repassados àquele município”. O caso segue sob apuração.