A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista ao Americana Informa, um médico da rede pública, que preferiu não se identificar, afirmou que os profissionais estão há mais de 100 dias sem receber. Segundo ele, a situação também afeta o abastecimento de medicamentos e materiais básicos, como papel higiênico e copos descartáveis.
O médico relatou ainda que há conversas entre os trabalhadores sobre possíveis paralisações, mas que muitos temem que a população acabe sendo a principal prejudicada.
Diante das denúncias, vereadores protocolaram requerimentos pedindo explicações ao Executivo. Celso Ávila (Solidariedade), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Felipe Corá (PL), Paulo Monaro (PSD) e Wilson da Engenharia (União Brasil) apresentaram, na sexta-feira (17), um requerimento-convite para que os secretários municipais Marcus Pensuti (Saúde) e Paula Fernanda Marchesin de Mori (Fazenda) compareçam à Câmara e prestem esclarecimentos sobre os atrasos nos pagamentos.
No mesmo dia, a vereadora Esther Moraes (PV) protocolou o Requerimento nº 603/2025, solicitando informações sobre os atrasos nos pagamentos de médicos que atuam nos Prontos-Socorros “Dr. Afonso Ramos” e “Dr. Edson Mano”, além de questionar a demora no atendimento à população barbarense.
O JA entrou em contato com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.