Redação Jornal Americanense

SBO: vereador propõe questionário em UBSs para identificar sinais de autismo

Medida visa identificar precocemente o diagnóstico

Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste discutiram medida prática para identificar sinais precoces de autismo: o uso de questionário em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A sugestão é do parlamentar Eliel Miranda (PSD), que protocolocou Projeto de Lei 96/2022 no Poder Legislativo.

Para tornar a medida viável, o vereador cita o questionário M-CHAT (sigla em inglês para: “Checklist modificado para autismo em crianças”), instrumento de identificação precoce recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

O teste citado contém 23 questões de escolhas simples, as únicas opções são “sim” e “não”. O mesmo deve ser respondido pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que estejam acompanhando o filho em consulta pediátrica. A depender do resultado alcançado no teste, há ainda uma segunda parte chamada M-CHAT-R/F, onde é realizada conversa com os pais e o profissional de saúde para entender melhor se há ou não indícios de um quadro clínico.

As respostas aos itens da escala levam em conta observações dos pais com relação ao comportamento do filho. A soma total dos pontos vai indicar a presença de sinais do autismo, mas não necessariamente confirmam o diagnóstico preciso. Em caso de pontuação elevada, é fundamental que a criança siga para uma avaliação com um médico especialista e uma equipe multidisciplinar.

“O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança”, afirma o vereador em projeto de lei.

Segundo Miranda, a incidência de casos de autismo aumentou “significamente” nos últimos anos, motivo pelo qual se torna essencial a aprovação do projeto de lei.

“Em 2004, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), uma em cada 166 crianças com até 8 anos tinha autismo. Publicado em 2 de dezembro de 2021, o mais recente relatório do CDC mostra que uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade, em 11 estados norte-americanos, é diagnosticada autista”, argumenta a assessoria de imprensa do parlamentar.

O que diz a lei?

Segundo o Instituto Autismo & Realidade, a Lei Federal 13.438/17 já prevê a obrigatoriedade da avaliação M-CHAT em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas – diferente da proposta de Miranda – cabe aos pais solicitar a aplicação do teste.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

24 abr 2024

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na nova Maternidade do Hospital Municipal

Política

23 abr 2024

Em sessão extraordinária ocorrida na noite desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, as contas do exercício

Política

17 abr 2024

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) empurrou e expulsou das dependências da Câmara dos Deputados um integrante do Movimento Brasil

Brasil, Política

16 abr 2024

O projeto, do deputado federal José Guimarães (PT-CE), recebeu voto favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) na CAE (Comissão

Brasil, Política

12 abr 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que acaba com

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com