Thiago Brochi (PSDB) esteve em Santos, litoral paulista, para conhecer sistema de segurança de referência nacional.
“Temos em Americana um competente sistema de videomonitoramento comandado pela Guarda Municipal, que pode e deve ser melhorado a partir de ideias e experiências como esta”. É o que afirma o parlamentar Thiago Brochi (PSDB), ao visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) na cidade de Santos, que integra serviços públicos e forças de segurança para, dessa forma, ampliar o monitoramento urbano e aperfeiçoar os atendimentos aos cidadãos.
Implantado em 2020, o CCO de Santos é referência nacional, recebendo inclusive representantes de governos estaduais e federais para conhecer o trabalho. Foram investidos R$ 40 milhões com obra, mobiliário, equipamentos e sistemas, que integram mais de 1.600 câmeras instaladas em vários pontos, monitoradas todos os dias (24 horas) em tempo real. O sistema IVA (análise de vídeo inteligente) permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, ajudando principalmente a evitar invasões de escolas e unidades de saúde.
A unidade santista conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Polícia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria de Planejamento e Inovação (Seplan).
“O centro integra todas as agências públicas num único ambiente. Este trabalho conjunto conta com o suporte de um amplo parque de câmeras nos pontos estratégicos e resulta em benefícios para a segurança pública, gestão do tráfego, atendimentos na área da saúde e de ocorrências em várias áreas”, concluiu Brochi.
Na ocasião o parlamentar foi recebido pelo secretário de Governo da Prefeitura, Flávio Jordão, e pela vice-prefeita Renata Bravo (PSDB). Segundo a assessoria, as experiências adquiridas na visita podem servir de inspiração para futuras proposituras e indicações ao sistema de segurança de Americana.