Ação no Jardim Botânico orienta sobre o câncer colorretal

O Jardim Botânico de Americana recebeu na manhã desta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre o câncer colorretal, onde foram abordadas cerca de 250 pessoas, segundo os organizadores. A ação é uma iniciativa do grupo SOnHe, formado por médicos oncologistas e hematologistas que atuam na Unacon (Centro de Oncologia de Americana), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste sábado (18), os profissionais envolvidos na ação darão continuidade nas abordagens, que acontecem das 7h30 às 11h30, com distribuição de material informativo e orientações gerais sobre as formas de prevenção a este tipo de câncer que, excetuando o de pele, é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal a cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado.

Ainda de acordo com o Inca, em 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.

“É preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

13 fev 2026

A ex-ginasta olímpica Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui nos Estados Unidos em 2014, encontrou-se com

Saúde

10 fev 2026

Uma pequena dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como sinal de Frank, pode estar associada a um maior risco

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria