Ação no Jardim Botânico orienta sobre o câncer colorretal

O Jardim Botânico de Americana recebeu na manhã desta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre o câncer colorretal, onde foram abordadas cerca de 250 pessoas, segundo os organizadores. A ação é uma iniciativa do grupo SOnHe, formado por médicos oncologistas e hematologistas que atuam na Unacon (Centro de Oncologia de Americana), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste sábado (18), os profissionais envolvidos na ação darão continuidade nas abordagens, que acontecem das 7h30 às 11h30, com distribuição de material informativo e orientações gerais sobre as formas de prevenção a este tipo de câncer que, excetuando o de pele, é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal a cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado.

Ainda de acordo com o Inca, em 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.

“É preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

25 mar 2026

A campanha de vacinação contra a gripe 2026 começa neste sábado (28), com o Dia D nas Unidades Básicas de

Saúde

25 mar 2026

Lei estabelece diretrizes para tratamento complementar com foco em bem-estar e atenção a grupos vulneráveis A Câmara Municipal de Americana

Saúde

24 mar 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, registrou um aumento significativo no índice de satisfação dos pacientes atendidos na

Saúde

23 mar 2026

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (23) a ampliação do horário de atendimento da UBS (Unidade Básica

Saúde

23 mar 2026

Um gesto de amor e esperança marcou a vida de uma família de Vilhena, em Rondônia. Um jovem doou medula

Saúde

19 mar 2026

Americana recebe, a partir desta sexta-feira (20), a carreta de prevenção e cuidado da saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas,

Anunciar ou recomendar matéria