A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento realizaram nesta quinta-feira (17) a aplicação de um agente de controle biológico para combater o carrapato-estrela nas áreas de risco do município.
A aplicação foi realizada em duas etapas, sendo a primeira na colocação de armadilha de monitoramento da população de carrapatos e suas diferentes fases de desenvolvimento e a segunda com pulverização, com a aplicação dos fungos entomopatogênicos. Essa ação teve como objetivo a diminuição e controle da população do parasita.
Conforme cronograma da Prefeitura Municipal, a aplicação foi realizada na Praia dos Namorados, Ribeirão Quilombo, Praia Azul, Lagoa do Piva e Lagoa do Bairro Berinjela.
Todo o processo foi acompanhado pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde (UVISA) e pelo representante do Instituto Biológico, Dr. Paulo Sampaio.
“O Fungo Metarhizium anisopliae já é aprovado para uso em diferentes culturas agrícolas sendo inclusive referendado para agricultura orgânica. O Instituto Biológico licencia esse fungo para diferentes empresas como a TOYOBO do Brasil, que está apoiando o projeto de pesquisa em Americana cedendo o produto para aplicação em escala”, disse Sampaio.
“Essa ação é muito importante por ser uma tecnologia inovadora. O fungo mata o carrapato, sem agredir o meio no qual ele se encontra. Nem mesmo as capivaras, que são hospedeiras do carrapato, sofrem interferência dos fungos aplicados, garantindo a saúde das mesmas”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.
Após a aplicação, todas as áreas que receberam a intervenção com a aplicação do agente de controle biológico passarão por análises de eficácia do produto.
A Prefeitura de Americana ainda desenvolve outras atividades de combate ao carrapato, como mapeamento das áreas, implantação das medidas de controle, instalação de cercas e placas informativas.