Redação Jornal Americanense

Americana inicia a 5ª dose contra a Covid para idosos imunossuprimidos

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h

A Vigilância Epidemiológica de Americana informou nesta terça-feira (31), que o município iniciou a aplicação da 3ª dose adicional, ou seja, a 5ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos imunossuprimidos, com 60 anos ou mais. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h.

Para receber o imunizante, o morador deverá se atentar ao prazo de quatro meses (ou 122 dias) após ter recebido a quarta dose, além de comprovar a imunossupressão por meio de relatório ou laudo médico, no momento da aplicação.

Os idosos que se enquadram nesse público-alvo são os portadores de imunodeficiência primária grave; submetidos à quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pacientes com HIV/Aids; os que fazem uso de corticóides em dose igual ou superior a 20 miligramas por dia de prednisona, ou equivalente (por 14 dias ou mais).

Também possuem indicação para a 5ª dose de reforço os indivíduos com 60 anos ou mais que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; os portadores de doenças autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias, pessoas submetidas à hemodiálise e os indivíduos com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, psoríase, entre outras.

Agora não é mais necessário realizar o agendamento para receber a vacina, bastando ir a qualquer unidade básica de saúde, conforme horário especificado.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um