Americana realiza 206 exames durante mutirão Saúde da Mulher

Americana realiza 206 exames durante mutirão Saúde da Mulher

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 206 exames preventivos durante os dois sábados do mutirão Saúde da Mulher, concluído neste final de semana. A ação integrou a programação especial do Mês da Mulher com a oferta de exames de Papanicolau e mamografias. Neste sábado (22), os atendimentos ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Boer, Praia Azul, Antônio Zanaga 2 e Jardim Ipiranga.

Durante os dois sábados da campanha, foram realizados 124 exames de Papanicolau e 82 mamografias – no dia 22, o atendimento em horário especial foi finalizado com 84 exames de Papanicolau e 58 mamografias, enquanto no dia 15 as mamografias foram feitas por 24 mulheres e o Papanicolau, por 40.

“O mutirão reforça nosso compromisso com a promoção da saúde feminina, ampliando o atendimento e facilitando o acesso aos serviços médicos. Lembrando que durante a semana as nossas equipes estão de prontidão para atender a todas as mulheres, com o mesmo acolhimento e cuidado”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Além dos exames, as unidades abertas nos dois sábados ofereceram orientações nutricionais específicas para o público feminino, conduzidas por estagiárias do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana). Equipes do setor de planejamento familiar também estiveram presentes, prestando informações sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis na rede municipal.

“Com esta ação, conseguimos proporcionar um atendimento mais acessível e acolhedor, incentivando a prevenção e o cuidado contínuo com a saúde”, acrescentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da realização periódica dos exames preventivos e lembra que as Unidades Básicas de Saúde oferecem esses serviços regularmente. As interessadas podem procurar a UBS mais próxima para agendar seus exames.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Saúde

15 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou nesta terça-feira (14) uma ação especial voltada à saúde das colaboradoras

Saúde

15 out 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, reforça o pedido de doações de sangue, especialmente

Saúde

13 out 2025

Como forma de valorizar e celebrar a trajetória das pacientes, a Unimed realizou um ensaio fotográfico especial com as participantes

Anunciar ou recomendar matéria