Americana registra a primeira morte por febre maculosa do ano

Nesta sexta-feira (16), a Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu o laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre um óbito que estava sob investigação, sendo positivo para a Febre Maculosa Brasileira. A vítima, uma mulher de 58 anos, contraiu a doença em uma chácara na cidade vizinha de Limeira.

No dia 4 de junho, a paciente começou a apresentar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral. No dia 7 ela procurou atendimento médico no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, vindo a falecer no dia seguinte.

A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nove casos suspeitos aguardam confirmação laboratorial. Um deles participou do evento realizado na fazenda Santa Margarida, em Campinas, local das infecções que causaram quatro óbitos.

A prefeitura de Americana informou que a cidade conta, desde 2006, com o PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato), que monitora as áreas de risco e mantém placas de advertência à população, alertando sobre a presença do carrapato-estrela nesses locais.

Os profissionais realizam pesquisa do carrapato-estrela em pontos estratégicos, principalmente margens de rios, córregos e riachos, bem como em toda a orla da Represa Salto Grande, áreas consideradas de risco para a transmissão da febre maculosa brasileira, destacadas a partir da identificação de casos confirmados da doença e locais de infecção.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento firmaram uma parceria para realizar ações de controle e diminuição da população do carrapato-estrela por meio da aplicação de um agente de controle biológico nas áreas de risco do município. A parceria teve início no final do ano passado e terá novas etapas nos próximos meses.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

13 fev 2026

A ex-ginasta olímpica Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui nos Estados Unidos em 2014, encontrou-se com

Saúde

10 fev 2026

Uma pequena dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como sinal de Frank, pode estar associada a um maior risco

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria