A Justiça de São Paulo condenou a bióloga e especialista em metabolismo de diabetes Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise por desmentirem informações falsas divulgadas por um nutricionista que alegava que a diabetes era causada por vermes. As cientistas publicaram um vídeo nas redes sociais rebatendo as alegações do nutricionista, que, segundo elas, vendia protocolos de desparasitação como uma suposta solução para a doença.
A decisão judicial determinou que Bonassa e Marise apagassem a publicação, sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento. Caso não seguissem a ordem, teriam que pagar R$ 1.000. O motivo, de acordo com a sentença, foi a exposição do nutricionista a uma situação de “vergonha e tristeza” após as cientistas compartilharem um print do perfil de Instagram do autor do post com a informação falsa, sem autorização prévia.
As duas profissionais de saúde argumentaram que sua intenção era alertar o público sobre o perigo de seguir recomendações sem embasamento científico.
A diabetes é uma doença crônica que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida. Isso resulta em níveis elevados de glicose no sangue. A condição é causada por fatores genéticos e ambientais, como dieta inadequada, sedentarismo e obesidade, e não tem qualquer relação com vermes, como afirmado pela nutricionista.