Hortolândia adquire novos dispositivos para prevenir infecção em pacientes da UTI do HM

Hortolândia adquire novos dispositivos para prevenir infecção em pacientes da UTI do HM

Hortolândia implementa mais uma ação importante para reforçar a segurança de pacientes. A Prefeitura adquire novos dispositivos para prevenir infecção sanguínea em pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Mario Covas. Antes de começar a utilizá-los, a Secretaria de Saúde ministrou um treinamento para a equipe de enfermagem que atua no setor do hospital, nesta segunda e terça-feira (16 e 17/06). A atividade foi promovida em parceria com a OS (Organização Social) Beneficência Hospitalar Cesário Lange (BHCL), gestora dos serviços de saúde do município.

O treinamento integra o projeto Saúde em nossas mãos – Atitudes que salvam vidas. A iniciativa é do governo federal junto com o Hospital Sírio-Libanês, da cidade de São Paulo, e outras instituições hospitalares de referência nacional.

O projeto promove capacitações on-line e presenciais para equipes de UTIs hospitalares. O Hospital Municipal de Hortolândia foi uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto.

O hospital municipal de Hortolândia começou a participar do projeto Saúde em nossas mãos em dezembro do ano passado. A duração do projeto vai até o final de 2026. O hospital recebeu visita técnica da equipe multidisciplinar do Sírio-Libanês em março deste ano.

A meta do projeto é minimizar em até 50% as IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde). As IRAS podem acometer um paciente que passa por algum procedimento ou durante o período de internação hospitalar. Essas infecções podem causar diversos malefícios à saúde do paciente e, inclusive, levar a óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, as IRAS são um dos principais fatores de alta mortalidade em UTIs hospitalares no Brasil. A taxa de mortalidade por causa das IRAS varia de 23% a 27%.

Uma das IRAS é a Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL). É para prevenir essa infecção em pacientes que a Prefeitura ministrou o treinamento para a equipe de enfermagem da UTI do Hospital Mario Covas.

CONECTOR E SWAB

A coordenadora de assistência da UTI do hospital, Patricia Rodrigues, uma das responsáveis pelo treinamento, explica que a IPCSL pode acometer pacientes que estejam com dispositivos venosos, como cateteres.

“A IPCSL pode levar a um quadro de sepse, que é grave. E caso não seja tratada, pode levar a óbito. Os sintomas da infecção são febre, calafrios, taquicardia, hipotensão, rebaixamento do nível de consciência e sinais de infecção no local do cateter, como dor, vermelhidão, inchaço ou secreção purulenta”, explica a coordenadora.

O treinamento mostrou práticas seguras para prevenção da IPCSL. Uma delas foi como utilizar e colocar corretamente no paciente o conector valvulado de sistema fechado, que faz a conexão com cateteres. A atividade também foi ministrada pela enfermeira assistencial Marcela de Mello Vidal.

Outra prática apresentada no treinamento foi a utilização do swab alcoólico. O material consiste em compressa embebida em álcool 70%, que é utilizada para higienizar o conector antes e após ser colocado no paciente. O conector e o swab já foram adquiridos pelo hospital. De acordo com a coordenadora Patricia Rodrigues, os materiais começarão a ser utilizados em pacientes internados na UTI do hospital após o treinamento às equipes de enfermagem.

A enfermeira do setor de Educação Permanente do hospital, Maria Solange Santos, salienta que o uso dos novos materiais são importantes para assegurar ainda mais o bem-estar de pacientes de UTI.

“A adoção dos dispositivos representa um avanço importante. Especialmente por já demonstrarem resultados positivos em instituições hospitalares parceiras no projeto. Os dispositivos contribuem para a redução de infecções, o aumento da segurança do paciente e a diminuição do tempo de internação na UTI. Esse treinamento, bem como outras atividades de capacitação são essenciais para fortalecer o cuidado, a segurança e a qualidade no atendimento prestado pelo hospital à população de Hortolândia”, ressalta a enfermeira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

29 abr 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a estratégia de vacinação contra a dengue a partir

Cidades, Saúde

27 abr 2026

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana (APAE Americana) completa, no próximo dia 29 de abril, 58

Saúde

27 abr 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 2,4 mil procedimentos e atendeu mais de 800 pacientes

Cidades, Saúde

24 abr 2026

Americana recebe, neste sábado (25), a 1ª Edição do Viva Leve – Corpo, Mente e Saúde, um evento gratuito voltado

Cidades, Saúde

22 abr 2026

Habilitação como CER II pode garantir mais recursos, ampliar terapias especializadas e fortalecer inclusão no município A APAE (Associação de

Saúde

16 abr 2026

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Famíla (ESFs) de Americana realizaram 81.886 atendimentos no primeiro trimestre

Anunciar ou recomendar matéria