A campanha Por Amor à Vida, organizada pelo Rosa do Bem desde 2011, segue ampliando suas ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama em Americana. Em setembro, a entidade realizou um mutirão de agendamento de 600 mamografias gratuitas, voltado principalmente a mulheres entre 40 e 69 anos.
Segundo a presidente do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, a adesão surpreendeu. “Antes das 8h, já tínhamos quase 200 mulheres. Foi uma grande alegria ver essa participação maciça”, destacou.
Ela ressalta que oferecer o exame preventivo é essencial para reduzir diagnósticos tardios. “Um dos meus intuitos é de não termos pacientes em Americana diagnosticadas com câncer de mama avançado. Após muitos anos, vejo essa incidência abaixando, as barreiras sendo quebradas e a prevenção sendo conversada nas famílias. Isso é um avanço muito grande”, afirmou.
Além das mamografias, a campanha deste ano tem outros marcos simbólicos. A iluminação especial da Avenida Brasil com gelatinas cor-de-rosa, os exames realizados na Carreta do Hospital de Amor com equipamentos digitais de última geração e o evento musical Tributo à Vida, com apresentação do grupo Os Pitais, estão entre os destaques.
O ponto alto será a 15ª Caminhada Por Amor à Vida, que acontece no dia 19 de outubro (domingo). A ação já se tornou tradição na cidade, reunindo milhares de participantes vestidos em tons de rosa. Para 2025, a novidade será a camiseta na cor fúcsia, um pink mais escuro. “Mais uma vez faremos história nos passos de amor! Estaremos num mar rosa, vestidos por uma causa”, disse Maria Fernanda.
Para a presidente, o impacto da música e da caminhada vai além do simbólico: “O amor, a alegria, a música ajudam a prevenir e também auxiliam na cura. Acalmam, equilibram, vibram amor, fé e esperança.”
Apesar das conquistas, Maria Fernanda aponta que o desafio é constante. “Sou muito grata a Deus por ter chegado até aqui, por termos tantas flores curadas e tantas mulheres bem, com a saúde, com seus preventivos. Aprendo a cada ano com as necessidades das pessoas, procurando escutar, entender e, assim, poder evoluir nas campanhas.”
Com 14 anos de história, o Rosa do Bem reafirma seu papel de protagonismo na luta contra o câncer de mama em Americana, levando informação, acolhimento e ações práticas de prevenção à população.