Combate à dengue será mantido em Americana nos feriados

Os trabalhos de combate à dengue em Americana serão realizados normalmente durante os feriados dos dias 8 (Corpus Christi) e 13 de junho (Santo Antônio de Pádua, padroeiro da cidade). As atividades estarão concentradas nos bairros Terramérica e Parque Universitário.

Nesta terça-feira (6), a equipe realizou ações de bloqueio de criadouros nos bairros Jardim dos Lírios, Jardim das Flores e Jardim Lilases, com visitas nos imóveis para orientar os moradores e realizar intervenções em criadouros diversos.

Além das atividades casa a casa, os agentes também realizam inspeções em imóveis especiais (indústrias, igrejas, escolas, hipermercados) e pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, comércios de sucatas), ações educativas em instituições diversas e bloqueios sobre casos confirmados da doença, com a nebulização de inseticida em áreas delimitadas.

Desde o início do ano (até o mês de maio) o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) realizou 103.988 visitas em imóveis, para fins de controle do mosquito Aedes aegypti.

De janeiro até o dia 31 de maio, o município notificou 1.442 casos suspeitos de dengue, dos quais 421 foram confirmados (positivos), 962 descartados (negativos) e 59 aguardam resultado de exame.

Este ano o município registrou um óbito pela doença, uma jovem de 24 anos, moradora do bairro Jaguari, que faleceu no dia 16 de abril. Em 2022 foram 4.304 casos confirmados de dengue com oito óbitos registrados.

O vetor

O mosquito Aedes aegypti se reproduz na água limpa e parada. Para evitar sua proliferação, os moradores devem acondicionar corretamente o lixo doméstico, manter sempre bem tampados (vedados) tonéis e caixas d’água, manter as calhas desobstruídas, acondicionar pneus e materiais inservíveis protegidos das chuvas, manter os pratos que ficam sob vasos de plantas sempre secos, entre outras medidas sanitárias.

Todo material que retém água é considerado um potencial criadouro do mosquito. Por isso é tão importante observar nos imóveis, tanto na área externa quanto interna, se há água parada e eliminá-la.  

A doença

Os sintomas da dengue são febre, prostração geral, falta de apetite, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, cansaço, fadiga, enjoo, vômito, diarreia, entre outros. Em muitos casos ocorrem manchas vermelhas pelo corpo (chamadas exantemas), e nem todos os sintomas ocorrem ao mesmo tempo.

Há casos, inclusive, cuja manifestação é leve, apenas com um pouco de febre e dor pelo corpo, porém a dengue não causa coriza (nariz escorrendo), situação que é facilmente diferenciada de um resfriado comum.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Saúde

15 jan 2026

Uma ambulância da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste quebrou na tarde desta terça-feira (13) na SP-310, a Rodovia Washington

Saúde

14 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, que salvou familiares durante um incêndio em Cascavel, apresentou nova melhora no quadro

Saúde

13 jan 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu nesta sexta-feira (9) cinco novas cadeiras de rodas e cinco cadeiras

Saúde

9 jan 2026

O bebê Saulo emocionou profissionais de saúde e familiares ao deixar o hospital vestido de super-herói, após oito meses de

Anunciar ou recomendar matéria