O Conselho Municipal do Idoso (COMID) de Americana realizou, nesta segunda-feira (5), a 5ª reunião ordinária na Casa dos Conselhos. Os representantes das secretarias municipais e da sociedade civil debateram e encaminharam ao Ministério Público as denúncias registradas nas últimas semanas. O grupo discutiu ainda sobre a fiscalização e a vigilância sanitária das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas e sobre a realização de capacitação para dirigentes de ILPIs. Também foram deliberados temas envolvendo políticas públicas para as pessoas idosas.
Na mesma reunião foi aprovada, por unanimidade, a Renovação do Certificado COMID para o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. Outras instituições também requereram certificação e deverão ser pauta para a próxima reunião, agendada para julho.
“No mês de abril, enviamos para todas as ILPIs cadastradas em Americana, uma carta convite para que se regularizem na legislação municipal e tenham condições de obterem a certificação COMID. Junto com as fiscalizações, promovemos capacitações para os interessados, além de encaminhar toda a demanda deste conselho para as demais autoridades. É um trabalho de muitas mãos e vozes que tem colhido resultado em prol da pessoa idosa em Americana”, disse a presidente do Comid, Taís Cantagallo Cardelíquio.
O Conselho do Idoso de Americana é vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal. A Casa dos Conselhos fica na Rua Ibirapuera, nº 70, no Bairro Jardim Ipiranga.