Crianças utilizarão roupas de super-heróis para se animarem antes de cirurgia no HM

O processo de humanização do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana vai ganhar o reforço de super-heróis como Batman, Ladybug, Homem de Ferro, Capitão América e outros personagens famosos. Neste sábado (6), oito crianças, pacientes com cirurgias eletivas agendadas nas especialidades de cirurgia geral e otorrino, irão até o centro cirúrgico com a capa do seu personagem preferido.  

O projeto denominado “Heróis Mirins do HM” é uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Organização Social que tem gestão compartilhada do Hospital Municipal com a Prefeitura de Americana. A ação pretende proporcionar uma experiência divertida e encorajadora (baseada no universo dos super-heróis) durante as fases pré e pós-cirúrgica.

O objetivo da ação é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor aos pacientes pediátricos, favorecendo a preparação psicológica pré-cirúrgica e reduzindo o estresse das crianças, explica Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.  

“O projeto Heróis Mirins do HM é uma ação inédita que faz parte de um processo contínuo de humanização do atendimento, das rotinas e dos colaboradores do hospital”, observou Andréia. “A humanização dos serviços de saúde é um dos pilares centrais da gestão compartilhada entre a Santa Casa de Chavantes e a Secretaria Municipal de Saúde de Americana”, acrescentou a diretora da OS.

No período de permanência no hospital, as crianças vão usar fantasias de super-heróis e serão levadas em um carrinho elétrico até o centro cirúrgico. Depois do procedimento, ficarão na ala de internação com decoração infantil.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, também destacou a importância do projeto. “Ficamos muito felizes com a iniciativa, uma vez que a humanização da saúde é uma das nossas prioridades. É uma maneira de transformar um momento que seria delicado em algo muito mais lúdico, a permanência no hospital muito mais leve para as crianças e para os pais”, avaliou.

Outra novidade é que os pais ou responsáveis poderão acompanhá-las durante as etapas pré e pós-anestésica, contribuindo assim com o relaxamento do paciente e o aumento da sensação de amparo familiar. As crianças também receberão um Certificado de Coragem, um kit lúdico (lápis e revista para colorir), além de um lanche especial.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria