Redação Jornal Americanense

Crianças utilizarão roupas de super-heróis para se animarem antes de cirurgia no HM

O processo de humanização do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana vai ganhar o reforço de super-heróis como Batman, Ladybug, Homem de Ferro, Capitão América e outros personagens famosos. Neste sábado (6), oito crianças, pacientes com cirurgias eletivas agendadas nas especialidades de cirurgia geral e otorrino, irão até o centro cirúrgico com a capa do seu personagem preferido.  

O projeto denominado “Heróis Mirins do HM” é uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Organização Social que tem gestão compartilhada do Hospital Municipal com a Prefeitura de Americana. A ação pretende proporcionar uma experiência divertida e encorajadora (baseada no universo dos super-heróis) durante as fases pré e pós-cirúrgica.

O objetivo da ação é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor aos pacientes pediátricos, favorecendo a preparação psicológica pré-cirúrgica e reduzindo o estresse das crianças, explica Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.  

“O projeto Heróis Mirins do HM é uma ação inédita que faz parte de um processo contínuo de humanização do atendimento, das rotinas e dos colaboradores do hospital”, observou Andréia. “A humanização dos serviços de saúde é um dos pilares centrais da gestão compartilhada entre a Santa Casa de Chavantes e a Secretaria Municipal de Saúde de Americana”, acrescentou a diretora da OS.

No período de permanência no hospital, as crianças vão usar fantasias de super-heróis e serão levadas em um carrinho elétrico até o centro cirúrgico. Depois do procedimento, ficarão na ala de internação com decoração infantil.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, também destacou a importância do projeto. “Ficamos muito felizes com a iniciativa, uma vez que a humanização da saúde é uma das nossas prioridades. É uma maneira de transformar um momento que seria delicado em algo muito mais lúdico, a permanência no hospital muito mais leve para as crianças e para os pais”, avaliou.

Outra novidade é que os pais ou responsáveis poderão acompanhá-las durante as etapas pré e pós-anestésica, contribuindo assim com o relaxamento do paciente e o aumento da sensação de amparo familiar. As crianças também receberão um Certificado de Coragem, um kit lúdico (lápis e revista para colorir), além de um lanche especial.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas

Saúde

30 ago 2024

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou

Cidades, Saúde

27 ago 2024

Os alunos do curso de Enfermagem da FAM – Faculdade de Americana, que estão em fase de atendimento no SIA

Saúde

26 ago 2024

Após cinco anos, o atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes na rede pública retomou os níveis registrados antes pandemia de

Cidades, Saúde

20 ago 2024

A jovem Gabriela Benicio de Moraes Amaral, de 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama hormonal com metástase óssea.

Cidades, Saúde

19 ago 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, precisa de doadores dos tipos sanguíneos A+, A-,