Redação Jornal Americanense

Em 1º dia de ação, Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa vacina 9 moradores de sítios contra a febre amarela

Em 1º dia de ação, Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa vacina 9 moradores de sítios contra a febre amarela

Com apoio da Defesa Civil Municipal, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Nova Odessa deu início nesta terça-feira ao cronograma de vacinação da população da área rural da cidade contra a febre amarela. A equipe atuou durante toda a manhã, contando com uma vacinadora, um agente comunitário de Saúde e um agente de Endemias. Apenas neste primeiro dia, foram aplicadas 9 doses do imunizante. A cidade segue sem casos da doença.

Foram atendidos moradores do Sítio Vale Rico, Sítio do Laurindo, Fazenda São Luís, Sítio do Carlão e Sítio Noveletto – todos na região rural do “Pós-Anhanguera”, às margens da Represa do Salto Grande, em Nova Odessa. Alguns já estavam vacinados contra a febre amarela. A equipe volta à campo provavelmente nesta quinta-feira. Os profissionais são facilmente identificados por seus crachás e por utilizarem um veículo oficial da Prefeitura.

“Foi um primeiro dia muito positivo. Como nossa vacinadora Débora lembrou, quando houve uma campanha em 2015, os idosos ainda não podiam tomar. Desde então, com a segurança da vacina comprovada, a imunização foi ampliada para idosos, crianças a partir dos 6 meses e até mulheres gestantes”, explicou a diretora de Saúde do Município, Joseane Gomes.

Paralelamente, a população urbana da cidade, bem como os moradores dos diversos bairros de chácaras de veraneio, deve procurar uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para se vacinarem contra a doença. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal – atualmente, a cobertura do estado é de 80%.

A Secretaria de Saúde do Estado recomenda que todas as pessoas não imunizadas em São Paulo recebam a vacina. Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é em dose única.

A vacina contra a febre amarela protege por toda a vida. A vacina contra a febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação. Assim como outros imunizantes, a vacina pode causar reações leves, como dor no local da aplicação, febre, dor de cabeça e dor muscular.

Lembrando ainda que os macacos não são transmissores da doença para humanos, mas os mosquitos das espécies Aedes aegypti (o mesmo da dengue) e Aedes albopictus, nas áreas urbanas, Haemagogus e Sabethes, nas áreas de mata.

SINTOMAS E TRATAMENTO

Os sintomas iniciais da febre amarela são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. No entanto, a doença tem alto índice de letalidade.

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso. Nas formas graves da doença, o paciente deve ser atendido em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para reduzir as complicações e o risco de óbito. A automedicação deve ser evitada, já que o uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar a doença.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

10 jul 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, celebrou o Mês Mundial do Hospital com a inauguração de um mural

Saúde

8 jul 2025

O número de cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, cresceu 61,5% de 2023 a 2024,

Saúde

7 jul 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, implantou um novo sistema de gestão que permite o acompanhamento em tempo

Saúde

7 jul 2025

O número de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Americana cresceu 57% entre 2022 e 2024, conforme dados

Saúde

4 jul 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza neste sábado (5) um plantão especial para

Saúde

3 jul 2025

Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região

Anunciar ou recomendar matéria