Redação Jornal Americanense

Especialista conta como alcançar o equilíbrio entre corpo e mente através da acupuntura

De acordo com Marcel Ambo, a prática tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar como forma de tratamento complementar

Nos dias de hoje, muitas pessoas procuram formas de cuidar da sua saúde de maneira mais completa e integrada, buscando o equilíbrio entre corpo e mente. Para ajudar nesse processo, a acupuntura e as práticas holísticas se apresentam como alternativas cada vez mais populares.

Marcel Ambo é especialista na área e explica que a acupuntura é uma técnica de medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar. Ela pode ser utilizada em conjunto com outras formas de cuidados de saúde, como consultas médicas e medicamentos prescritos, para obter os melhores resultados para a saúde do paciente.

O especialista conta que durante uma sessão de acupuntura, o profissional insere agulhas estéreis e descartáveis em pontos específicos do corpo, de acordo com a condição de saúde do paciente e seus objetivos de tratamento. As agulhas são deixadas no lugar por cerca de 20 a 30 minutos, enquanto o paciente relaxa em uma posição confortável.

“A sensação durante a inserção das agulhas pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é descrita como uma leve picada ou pressão. A maioria das pessoas relata uma sensação de relaxamento e bem-estar durante a sessão de acupuntura”, explica Marcel Ambo.

De acordo com Ambo, a estimulação dos pontos de acupuntura pode ter vários efeitos no corpo, incluindo a liberação de endorfinas (substâncias químicas naturais que ajudam a aliviar a dor e melhorar o humor), a redução da inflamação, o relaxamento muscular e o aumento da circulação sanguínea e linfática.

“A acupuntura tem como base a teoria de que o corpo humano é um sistema de energia que flui através de canais chamados de meridianos. Quando esse fluxo de energia é interrompido ou desequilibrado, podem surgir problemas de saúde. A acupuntura ajuda a restaurar o equilíbrio do fluxo de energia, o que pode levar a melhorias significativas na saúde”, explica o especialista.

“Conheci as terapias complementares em 2004 quando estava passando por um momento difícil emocionalmente. O tratamento médico, juntamente com as terapias naturais, me ajudou muito a me reestabelecer mais rapidamente. Hoje, no período pós-menopausa, estou sofrendo vários sintomas e decidi buscar a acupuntura para ajudar a amenizar alguns deles e, possivelmente, até eliminá-los por meio do equilíbrio energético. O trabalho do Marcel Ambo é excelente e profundo, ele é um excelente profissional. Admiro seu trabalho e conhecimento em acupuntura”, conta Lúcia Helena, que também é terapeuta vibracional.

Além da acupuntura, as práticas holísticas envolvem uma abordagem terapêutica que trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, mente e espírito. “As práticas holísticas buscam melhorar a saúde geral da pessoa, em vez de tratar apenas sintomas específicos ou problemas isolados. Elas podem incluir técnicas como massagem, terapia de cristais, terapia floral, meditação, yoga, reiki, entre outras”, acrescenta Marcel Ambo.

O especialista destaca que a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente é fundamental para uma vida saudável e feliz. “A acupuntura e as práticas holísticas podem ajudar a promover o equilíbrio e a harmonia em todo o corpo, o que pode levar a uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, finaliza Marcel Ambo.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas

Saúde

30 ago 2024

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou

Cidades, Saúde

27 ago 2024

Os alunos do curso de Enfermagem da FAM – Faculdade de Americana, que estão em fase de atendimento no SIA

Saúde

26 ago 2024

Após cinco anos, o atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes na rede pública retomou os níveis registrados antes pandemia de

Cidades, Saúde

20 ago 2024

A jovem Gabriela Benicio de Moraes Amaral, de 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama hormonal com metástase óssea.

Cidades, Saúde

19 ago 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, precisa de doadores dos tipos sanguíneos A+, A-,