Redação Jornal Americanense

HM realiza treinamento para médicos e equipes de enfermagem

O Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” realizou, nos dias 10, 11 e 12 de junho, o treinamento “Suporte Básico de Vida e Uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”, programa voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Um dos pilares da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a qualificação contínua das equipes médicas e de enfermeiros, isto é, de nossos profissionais que atuam em Americana e outras cidades onde a organização social mantém contratos de gestão de saúde”, afirma Andréia Santos, diretora da instituição que administra o Hospital Municipal, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

O objetivo do treinamento, seundo o Dr. Ricardo Quintela, diretor técnico do HM, é capacitar toda a equipe multiprofissional de atendimento à urgência e emergência do hospital para conduzir de maneira segura, organizada e sistematizada os casos que surgirem na unidade.

“Além do conteúdo sobre o DEA, também teremos aulas direcionadas ao tratamento de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), o famoso engasgo”, acrescenta Quintela. 

Durante o treinamento, houve simulações realísticas com manequins (bonecos) de alta fidelidade. “Esses cursos de Suporte Básico de Vida fornecem um treinamento teórico-prático utilizando o protocolo desenvolvido pela American Heart Association (AHA), no intuito de capacitar os profissionais de saúde a reduzir a morte e a incapacitação causadas pelas doenças cardiovasculares”, salientou o diretor técnico.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, reforçou a importância deste tipo de atividade. “Os treinamentos contribuem muito com as equipes das nossas unidades, trazendo atualizações importantes e ainda mais segurança ao atendimento do usuário”, afirmou.

Ganho para os serviços assistenciais

A qualificação das equipes do Hospital Municipal busca trazer mais benefícios e segurança ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) que procura atendimento médico na unidade.

“Com as habilidades adquiridas no curso, os profissionais da área da saúde do HM terão o domínio do assunto de forma a adquirir mais segurança na abordagem das vítimas, tanto nos casos de doenças cardiovasculares quanto de asfixia por obstrução de vias áreas”, observou Quintela. “Isso vai gerar um ganho enorme para a população, considerando nossa missão de buscar salvar vidas em casos de emergência”, analisa. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

13 set 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (13) que pré-qualificou a vacina contra a mpox produzida pela farmacêutica

Saúde

12 set 2024

A Justiça de São Paulo condenou a bióloga e especialista em metabolismo de diabetes Ana Bonassa e a farmacêutica Laura

Cidades, Saúde

11 set 2024

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa participaram na última semana, em Americana, de uma oficina envolvendo técnicos

Saúde

9 set 2024

Arthur Miguel Inácio de Amaral, de apenas dois anos, foi diagnosticado com ambliopia e estrabismo desde o nascimento. Apesar de

Saúde

5 set 2024

O Boletim InfoGripe divulgado hoje (5) pela Fiocruz mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país.

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas