O Ministério da Saúde divulgou a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de porte V em sete municípios do Estado. Entre as cidades contempladas, Hortolândia receberá duas unidades. As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que tem como objetivo fortalecer a atenção primária à saúde e ampliar a capacidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
As unidades porte V poderão atender até 500 mil pessoas por mês e contarão com uma área de aproximadamente 1.000 m². O projeto das unidades foi elaborado para proporcionar maior conforto e acessibilidade aos usuários, com uma área de espera ampliada para 72 lugares, incluindo espaços adaptados para pessoas com obesidade, cadeirantes e crianças. Além disso, os sanitários foram redesenhados, com a inclusão de um banheiro família.
As UBSs também contarão com 19 consultórios, sendo:
- 4 ginecológicos;
- 7 odontológicos;
- 3 interprofissionais;
- 5 destinados a atendimentos médicos e de enfermagem.
Outras melhorias incluem duas salas de medicação, especialmente adequadas para atender regiões com alta demanda populacional. Cada unidade será equipada com 5 equipes de Saúde da Família (eSF) e 5 equipes de Saúde Bucal (eSB), garantindo uma oferta ampliada de serviços essenciais.