Hospital Municipal implementa novo modelo de pesquisa de satisfação para pacientes

Hospital Municipal implementa novo modelo de pesquisa de satisfação para pacientes

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, implantou um novo modelo de pesquisa de satisfação para pacientes que moderniza os serviços executados pelo Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU). Agora, a utilização de tablets permite que pacientes avaliem a qualidade do atendimento recebido de forma rápida e acessível. A iniciativa complementa o tradicional questionário impresso.

Aplicada pela equipe da Ouvidoria do HM, a pesquisa com os tablets aborda diversos aspectos da experiência hospitalar, incluindo limpeza, alimentação, atendimento da equipe multiprofissional e tempo de espera por procedimentos. A plataforma gera relatórios em tempo real, permitindo que a administração do hospital identifique rapidamente tanto pontos fortes quanto áreas que necessitam de melhorias.

“Esta modernização nos permite coletar um número maior de opiniões em menos tempo, com a vantagem de termos os dados organizados automaticamente para análise”, explica a coordenadora da Ouvidoria, Eliane Piovezan.

O diretor do HM, Ruy Santos, reforça os ganhos em agilidade com o novo sistema. “Essa é mais uma ferramenta para colocarmos o paciente no centro do nosso cuidado, construindo um serviço público de saúde cada vez mais alinhado com as reais necessidades da população”, destaca.

Os resultados serão compilados mensalmente e discutidos em reuniões setoriais, onde as equipes analisam os dados e elaboram planos de ação. “Queremos que os pacientes percebam que suas opiniões estão sendo consideradas e gerando mudanças reais”, acrescenta o diretor.

Além do SAU, o paciente também conta com a Ouvidoria do HM, que atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Pronto-Socorro. A manifestação pode ser feita de forma anônima, sigilosa ou identificada. Outros canais disponíveis são o telefone (19) 3471-6750 e o e-mail ouvidoria.americana@santacasadechavantes.org.

“A implementação desse novo sistema de pesquisa representa um grande avanço na forma como ouvimos nossos pacientes e aprimoramos nossos serviços. Com essa ferramenta, conseguimos obter um retorno mais ágil e preciso sobre a experiência do usuário, permitindo que a gestão tome decisões mais assertivas e embasadas. Nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e eficiente, e essa modernização nos aproxima ainda mais dessa meta”, enfatiza o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Saúde

15 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou nesta terça-feira (14) uma ação especial voltada à saúde das colaboradoras

Saúde

15 out 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, reforça o pedido de doações de sangue, especialmente

Saúde

13 out 2025

Como forma de valorizar e celebrar a trajetória das pacientes, a Unimed realizou um ensaio fotográfico especial com as participantes

Anunciar ou recomendar matéria