Redação Jornal Americanense

Jussania Oliveira: O que é sucesso para você?

Quais os critérios que você usa para definir alguém bem sucedido, incluindo você mesmo?

O que você acha que uma pessoa deva ser ou fazer para se considerar realizada? E por que estou perguntando isso?

Porque a maior parte do que somos, pensamos ou fazemos foi aprendido.

Conceitos e valores foram “instalados” em nós ao longo de nossa vida e formação. E o primeiro e mais importante núcleo que nos influencia nisto tudo é a família.

Vou dar um exemplo simples praa vocês: quando era criança e adolescente, eu sempre ouvi dizer e acreditei que o bom funcionário era aquele que tinha o maior tempo de serviço em uma mesma empresa. Quem permanecia 10, 20 anos na mesma empresa era respeitado e reconhecido.

Era inclusive um dos critérios para a recolocação profissional que a pessoa trabalhasse 12, 14, 16 horas por dia, espetacularmente admirável, afinal, “o trabalho enobrece o homem”.

Este conceito já não é o mesmo atualmente.

E com relação ao “sucesso” era (e continua sendo) considerado o cargo que você ocupa X o salário/rendimento que você tem.

E não importa se você não tem tempo para a família, o lazer, o seu bem estar e sua saúde física e mental, se você gosta do que faz e por aí vai…

E o que é ainda pior: se a pessoa tem algum bem caro, uma casa grande, um carro último tipo ou algo de muito valor, será considerada uma pessoa “feliz”!

E isto me assusta. Este tipo de crença faz com que as pessoas, muitas vezes, sacrifiquem a vida e o relacionamento familiar, pessoal, sexual, para corresponder a este padrão de “sucesso”.

E como podem ser infelizes aqueles que são convencidos disto.

Não estou aqui querendo romantizar a pobreza. Em hipótese alguma. Sabemos que não há boa qualidade de vida sem dinheiro. Mas será que realmente é necessário tudo o “que dizem” para sermos felizes e bem sucedidos?

Você já parou para refletir e buscar identificar o que tem em sua vida hoje que te faça considerar uma pessoa de sucesso?

Você é aquele tipo de gente que só pensa em acumular? Dinheiro, bens, títulos…

Você consegue reconhecer em seu dia a dia algum momento de prazer e felicidade genuína ou fica sempre esperando ter aquela casa, aquele carro, aquele emprego, aquela viagem, aquele tanto de dinheiro para ser sucesso?

Uma das grandes benesses da maturidade é encontrarmos prazer e felicidade nas coisas mais simples, nos momentos compartilhados com quem amamos, no piquenique no parque, no café da manhã degustado com calma, no sorriso que damos ou recebemos…

Olhe para o lado e descubra o que te faz realmente feliz!

Eu garanto que diariamente você vai encontrar razões para se considerar uma pessoa de muito “sucesso”.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Saúde

11 abr 2024

A FAM – Faculdade de Americana voltou esta semana com os plantões psicológicos de modo presencial no Serviço Integrado de

Saúde

3 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta terça-feira (2) as obras de reforma e revitalização da Farmácia Central, localizada à Rua

Saúde

1 abr 2024

As obras de implantação da nova UPA 24 horas Dona Rosa, na região do Parque Gramado, estão em ritmo acelerado.

Saúde

25 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, o prefeito Luiz Dalben entregou na última sexta-feira, dia 22, a reforma e ampliação

Saúde

19 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, a Prefeitura de Sumaré entregará nesta sexta-feira, dia 22, às 10 horas, a reforma