Redação Jornal Americanense

Manuela Possente: Tomar banho quente faz mal para pele e cabelo?

Tomar um banho quentinho para descansar e relaxar após um dia estressante de trabalho, pode ser uma ótima opção. Mas, há alguns males por trás da ducha mais quente.

Quando chega o outono é comum que as pessoas usem água mais quente na hora do banho. Esse hábito, bem como ficar muito tempo no chuveiro, não é bom para o cabelo e nem para a pele. Pois, a água quente remove a camada protetora.

No couro cabeludo a água quente aumenta a secreção da glândula sebácea, causando oleosidade e a proliferação de fungos causadores de caspa. Para o corpo a água muito quente leva a um ressecamento que provoca inflamações chamadas de dermatites.

Problemas causados pela água quente

Queda de cabelo: É normal durante o banho perder, em média, de 50 a 150 fios de cabelo. Mas, se a água estiver muito quente, esse número pode aumentar muito, provocando uma queda desnecessária. Portanto, prefira a água morna.

Oleosidade: Um dos motivos para o aumento da secreção das glândulas sebáceas no couro cabeludo é a água quente. Isto pode provocar um aspecto sujo e oleoso para os cabelos. Outros lugares ricos em glândulas sebáceas também podem ser afetados, como rosto, orelhas e tronco.

Caspa: Como é ruim ter caspa! Ela pode aparecer por vários motivos e o uso frequente de água quente é um deles. As casquinhas brancas são resultados de descamação acompanhada de oleosidade causada por um fungo.

Pele áspera: A camada manto-lipítica da pele, responsável pela textura suave, é prejudicada. Portanto, esse hábito de tomar banhos quentes também pode ser um grande vilão para a beleza da pele.

Dermatites: Como a pele perde a capacidade de proteção, ela se torna mais suscetível a irritações, e qualquer agente estranho pode agredi-la, uma vez que está sensibilizada.

Temperatura ideal: Em dias mais frios é muito difícil tomar um banho com água mais fria. Portanto, o ideal seria a água morna. Faça o teste na pele do pulso, se a água estiver agradável e não “pelando”, esta seria a temperatura ideal para não fazer mal ao couro cabeludo e pele.

Sabonetes hidratantes: Para quem não abre mão de um banho mais quente, os sabonetes com propriedades hidratantes podem minimizar o ressecamento. Cremes também podem ser aliados, assim como os óleos de banho, que são aplicados antes ou durante a ducha.

Dicas para evitar o ressecamento da pele:

Tomar banhos rápidos (8 minutos é o tempo suficiente);
A temperatura da água deve ser morna ou fria;
Escolher sabonetes neutros, de glicerina ou com hidratantes em sua composição;
Não usar buchas e não esfregar exageradamente a pele durante o banho;
Usar cremes hidratantes diariamente após o banho, com a pele ainda úmida.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

14 nov 2024

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana promove, entre os dias 18 e 28 deste

Cidades, Saúde

13 nov 2024

A primeira etapa de implantação do projeto “Lean nas Emergências” no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi teve início nesta quarta

Saúde

10 nov 2024

A jornalista Ariane Póvoa, de 40 anos, enfrentou nesta semana um dos maiores medos que toda mãe de criança pequena

Saúde

8 nov 2024

O auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) recebe a segunda edição do evento “Doce Atitude”, neste sábado (9),

Saúde

7 nov 2024

O Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental de Sumaré, em funcionamento desde o início de 2024, já acompanha mais de 200

Saúde

5 nov 2024

Um grupo de moradores usuários das unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) dos bairros Praia Azul e São José

Anunciar ou recomendar matéria