Manuela Possente: Você tem medo de usar o Minoxidil oral para queda capilar?

Um dos ganhos recentes para os pacientes que sofrem de alopecia o uso do minoxidil na forma oral em baixas doses. Antes utilizado apenas na forma de sprays ou espumas de aplicação direta no couro cabeludo, o medicamento passou a ser utilizado no Brasil também na forma de comprimidos.

A grande vantagem na minha opinião foi a melhor a adesão dos pacientes às cápsulas uma vez que o uso no couro cabeludo o produto causava por vezes irritações na pele e incômodo do ponto de vista estético pelo aspecto que conferia aos fios.

Uma insegurança dos pacientes que sempre surge quando vamos usar medicações orais é sobra a incidência e a gravidade dos possíveis efeitos adversos e por isso hoje comento essa publicação que avaliou 1404 pacientes em uso do Minoxidil oral com o intuito de identificar esses efeitos e contabilizar quantos pacientes chegavam a interromper o tratamento por conta deles.

O resultado foi muito parecido com o que observo na minha prática clínica: efeitos adversos leves, de fácil controle com o ajuste da dose e com uma taxa de adesão ao tratamento muito maior que com os produtos tópicos. O estudo mostrou que os principais efeitos adversos foram Hipertricose (excesso de pelos em determinadas regiões corporais), tontura, retenção hídrica, taquicardia e dor de cabeça. Nenhum efeito grave foi observado na publicação e apenas 1,7% (29) pacientes desistiram do tratamento por conta disso.

Se você ainda não é meu paciente e gostaria de trocar as loções pegajosas pelo comprimidinho, agende sua consulta para avaliarmos se você tem indicação!

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

15 jun 2026

Os pacientes atendidos pelo setor de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram na última semana de

Saúde

10 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em

Saúde

2 jun 2026

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu, na última semana, o repasse de R$ 700 mil referentes a três emendas

Saúde

1 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com os estoques dos tipos sanguíneos O

Saúde

1 jun 2026

Com a chegada dos meses mais frios, aumenta significativamente a circulação de vírus respiratórios e, consequentemente, os atendimentos por doenças

Saúde

31 maio 2026

A família do pequeno Samuel está promovendo uma campanha solidária para arrecadar recursos que auxiliem no custeio das despesas geradas

Anunciar ou recomendar matéria