Manuela Possente: Você tem medo de usar o Minoxidil oral para queda capilar?

Um dos ganhos recentes para os pacientes que sofrem de alopecia o uso do minoxidil na forma oral em baixas doses. Antes utilizado apenas na forma de sprays ou espumas de aplicação direta no couro cabeludo, o medicamento passou a ser utilizado no Brasil também na forma de comprimidos.

A grande vantagem na minha opinião foi a melhor a adesão dos pacientes às cápsulas uma vez que o uso no couro cabeludo o produto causava por vezes irritações na pele e incômodo do ponto de vista estético pelo aspecto que conferia aos fios.

Uma insegurança dos pacientes que sempre surge quando vamos usar medicações orais é sobra a incidência e a gravidade dos possíveis efeitos adversos e por isso hoje comento essa publicação que avaliou 1404 pacientes em uso do Minoxidil oral com o intuito de identificar esses efeitos e contabilizar quantos pacientes chegavam a interromper o tratamento por conta deles.

O resultado foi muito parecido com o que observo na minha prática clínica: efeitos adversos leves, de fácil controle com o ajuste da dose e com uma taxa de adesão ao tratamento muito maior que com os produtos tópicos. O estudo mostrou que os principais efeitos adversos foram Hipertricose (excesso de pelos em determinadas regiões corporais), tontura, retenção hídrica, taquicardia e dor de cabeça. Nenhum efeito grave foi observado na publicação e apenas 1,7% (29) pacientes desistiram do tratamento por conta disso.

Se você ainda não é meu paciente e gostaria de trocar as loções pegajosas pelo comprimidinho, agende sua consulta para avaliarmos se você tem indicação!

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

29 jan 2026

Um nutricionista com lesão grave na coluna voltou a movimentar o braço após receber um tratamento experimental no Hospital Israelita

Saúde

29 jan 2026

Uma mulher de 38 anos ficou em estado vegetativo após passar por uma cirurgia considerada de baixo risco para retirada

Política, Saúde

28 jan 2026

O secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, conseguiu em Brasília os recursos para a construção da nova Unidade Básica de

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Anunciar ou recomendar matéria