A família da adolescente americanense Maria Vitória, de 13 anos, criou uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento da escoliose da jovem. Para os interessados em contribuir, é possível realizar a doação através do Pix do avô da garota, Vicente de Oliveia Rocha, sob a chave (19) 99593-2943 ou pela vaquinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-no-tratamento-da-escoliose
A doença foi descoberta há cerca de um ano e meio, mas, segundo a mãe da adolescente, Luciane, eles tiveram dificuldades para conseguir o diagnóstico correto.
Luciane relatou que levou a filha diversas vezes ao hospital municipal da cidade, mas os médicos diziam que a dor nas costas era causada pelo peso da mochila escolar ou pelo crescimento da adolescente. O caso só foi encaminhado para um ortopedista após a família se consultar na cidade onde os avós moram. No entanto, a consulta particular não trouxe boas notícias: o médico disse que a esposa dele também tinha escoliose e que a doença era comum. O tratamento prescrito foi fisioterapia para amenizar a dor.
No entanto, a dor continuou a afetar a vida de Maria Vitória. Ela não podia praticar atividades físicas e brincadeiras comuns para a idade dela. Em uma consulta com uma ortopedista pelo núcleo de saúde, a família descobriu que o caso da adolescente é muito avançado e requer uma cirurgia. No entanto, a cirurgia não pode ser feita na cidade onde eles moram e a adolescente sente falta de ar devido à pressão da coluna nos pulmões.
Com a ajuda de fisioterapeutas, a família descobriu o Centro de Escoliose do Brasil em Campinas, um local que se dedica exclusivamente ao tratamento da escoliose. A família conseguiu agendar uma consulta com o dinheiro arrecadado até agora por meio de uma vaquinha online criada no Facebook.
A consulta está marcada para os dias 18 e 25 de abril, e a adolescente terá que usar um colete até completar 18 anos, idade em que para de desenvolver o crescimento.