Redação Jornal Americanense

Mulher de 24 anos é a primeira morte por dengue em Americana no ano

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou nesta sexta-feira (12) que o município confirmou um óbito causado pela dengue. Trata-se de uma mulher de 24 anos, moradora do bairro Jaguari, que faleceu no dia 16 de abril.

Este é o primeiro óbito por dengue registrado este ano em Americana. Em 2022 o município teve 4.304 casos confirmados de dengue com oito óbitos notificados.

O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) destacou que o cenário atual é muito diferente, se comparado com 2022. De janeiro até o dia 12 de maio deste ano, o município teve 307 casos confirmados de dengue (positivos).

Os esforços do PMCD compreendem o trabalho ininterrupto de visitas de casa em casa, além das vistorias em comércios, terrenos baldios, praças públicas e canteiros centrais das vias públicas.

Óbito

A paciente começou a apresentar os sintomas no dia 10 de abril, com quadro de febre, dor muscular, náusea e vômito. Ela foi internada no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” no dia 15 de abril, vindo a falecer no dia seguinte.

De acordo com a Vigilância, o município foi notificado sobre a confirmação do caso nesta quinta-feira (11). O exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz foi o PCR, que detectou o sorotipo DENV1.

A Vigilância Epidemiológica informou que o resultado do exame de outro paciente, que também teve a morte suspeita pela doença, testou negativo. Portanto, não há mais nenhum outro caso de óbito suspeito em andamento.  

Ações de combate

O PMCD ainda atua com trabalhos específicos em pontos estratégicos, como borracharias, comércio de sucatas, floriculturas, entre outros.

Além das ações operacionais, realiza atividades educativas, promovendo palestras e exposições em praças públicas, instituições de ensino, empresas e outros locais de grande circulação de pessoas.

Entre janeiro e abril deste ano foram realizadas 77.545 visitas em imóveis diversos envolvendo as ações de controle.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um

Saúde

9 fev 2024

A equipe da Hemodiálise do HM (Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi) organizou uma celebração antecipada de Carnaval para os pacientes

Saúde

8 fev 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi terá horário especial de funcionamento durante a próxima semana, em