Mutirão contra a dengue avança em Americana com mais de 15 mil imóveis visitados

Mutirão contra a dengue avança em Americana com mais de 15 mil imóveis visitados

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue intensificando as ações de combate à dengue. Nesta sexta-feira (14), os agentes atuaram no bairro Antônio Zanaga. Desde o início das ações, no dia 19 de fevereiro, eles visitaram 15.660 imóveis e recolheram 1,9 tonelada de materiais que poderiam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a aplicação de inseticida por nebulização continua sendo realizada em pontos estratégicos da cidade.

As ações fazem parte da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que reforça o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) e mobiliza a população na prevenção da doença.

“Cada foco eliminado é um passo importante para conter a proliferação do mosquito. Estamos intensificando as inspeções, investindo em tecnologia e ampliando a nebulização em áreas mais afetadas. Mas a colaboração da população é fundamental para que essas medidas tenham impacto real”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Nebulização reforçada

Além da eliminação de criadouros, a Prefeitura segue com a aplicação de inseticida por nebulização costal e veicular, priorizando as áreas com maior incidência de casos, conforme os dados epidemiológicos do município. A ação começou no bairro Cidade Jardim e avança para outras regiões com registros elevados da doença.

“O combate à dengue depende de medidas contínuas. Identificar e eliminar locais com água parada é essencial, assim como a atenção aos primeiros sintomas. Com a participação de todos, conseguimos reduzir a transmissão e proteger a população”, reforçou Antônio Jorge da Silva Gomes, coordenador da Vigilância Ambiental.

Mobilização e inovação

Americana desenvolve diversas ações de combate à dengue por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que busca mobilizar toda a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Entre elas, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular.

Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido utilizado em atividades com professores e alunos.

O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.

O município implementou um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos em tempo real.

Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, foram convocados, por meio de concurso público, 34 agentes de promoção da saúde – 24 aceitaram a vaga e estão em processo de contratação. Eles atuarão no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, utilizados de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.

A vacina contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.

A campanha tem o apoio e a parceria de outros setores, como as secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) CPFL Paulista, entre outros.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Saúde

15 jan 2026

Uma ambulância da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste quebrou na tarde desta terça-feira (13) na SP-310, a Rodovia Washington

Saúde

14 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, que salvou familiares durante um incêndio em Cascavel, apresentou nova melhora no quadro

Saúde

13 jan 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu nesta sexta-feira (9) cinco novas cadeiras de rodas e cinco cadeiras

Saúde

9 jan 2026

O bebê Saulo emocionou profissionais de saúde e familiares ao deixar o hospital vestido de super-herói, após oito meses de

Anunciar ou recomendar matéria