Nova Odessa celebra confirmação, pelo governador, da construção de um novo Hospital Regional

Nova Odessa celebra confirmação, pelo governador, da construção de um novo Hospital Regional

O governador Tarcísio de Freitas confirmou no último dia 10 de junho que a Região Metropolitana de Campinas vai ganhar um novo hospital público regional. A informação foi dada durante encontro com os prefeitos da região, no âmbito do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) foi representado por Adriana Welsch, assessora da Secretaria Municipal de Saúde.

O pedido vinha sendo defendido pelos prefeitos da região desde 2021, no auge da pandemia de Covid-19. Situado em uma área de Campinas, o futuro Hospital Metropolitano terá capacidade para até 400 leitos, um aumento de cerca de 10% sobre o total atualmente existente na Rede Pública de Saúde da região.

“Como disse o prefeito de Campinas (e presidente do Conselho da RMC), Dário Saadi, a confirmação que o governador Tarcísio nos trouxe é uma vitória para a Região Metropolitana, principalmente para grande parte da população das nossas 20 cidades, que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde)”, comemorou Leitinho.

“É uma vitória construída com muito diálogo. Foram anos de reuniões, documentos, pedidos oficiais e articulações técnicas. A região reafirma a importância de instalar o hospital aqui, especialmente pela lógica de aproveitamento da área próxima ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). O governador reconheceu que atendeu a uma demanda dos prefeitos da RMC”, acrescentou Dário Saadi.

O governo do Estado quer que o Hospital Metropolitano siga o modelo do Hospital Rota dos Bandeirantes, em Barueri (SP), com até 400 leitos. A expectativa é que a licitação para a obra seja lançada ainda no segundo semestre de 2025, com prazo de construção estimado entre 24 e 36 meses. A implantação do hospital vai aliviar diretamente a pressão sobre o sistema de saúde de Campinas e das demais cidades da Região Metropolitana.

O hospital será construído ao lado do AME Campinas, no Parque Itália, uma localização estratégica que facilita a integração à rede regulada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), agilizando o atendimento aos pacientes da Região Metropolitana.

A nova unidade hospitalar vai absorver grande parte da demanda por serviços (exames, procedimentos e cirurgias) de média complexidade, um dos maiores gargalos do sistema público de Saúde na região. Já casos de alta complexidade continuarão sendo encaminhados para tratamento no HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp e outros hospitais estaduais regionais, como o de Sumaré.

“Uma nova reunião, incluindo uma visita do governador à cidade com a participação de todos os prefeitos da RMC, está sendo articulada para reforçar o compromisso estadual com a execução do projeto e o anúncio oficial da construção da nova unidade hospitalar do Estado”, completou em nota a Prefeitura de Campinas.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Saúde

15 jan 2026

Uma ambulância da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste quebrou na tarde desta terça-feira (13) na SP-310, a Rodovia Washington

Saúde

14 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, que salvou familiares durante um incêndio em Cascavel, apresentou nova melhora no quadro

Saúde

13 jan 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu nesta sexta-feira (9) cinco novas cadeiras de rodas e cinco cadeiras

Saúde

9 jan 2026

O bebê Saulo emocionou profissionais de saúde e familiares ao deixar o hospital vestido de super-herói, após oito meses de

Anunciar ou recomendar matéria