Redação Jornal Americanense

Nova Odessa inicia 2ª dose da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos

Nova Odessa inicia 2ª dose da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da nova vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. A segunda dose é necessária para completar o esquema vacinal e garantir a imunização contra a doença para a vida toda, e deve ser aplicada três meses após a primeira.

Nova Odessa foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aplicar a nova vacina, no início da tarde do último dia 10/04. O vírus da dengue é transmitido de uma pessoa contaminada para outra pessoa através da picada do mosquito Aedes aegypti.

Os pais e responsáveis devem levar os adolescentes que já tomaram a primeira dose à UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região. São 7 UBSs espalhadas pela cidade, que atendem diariamente, das 7h às 16h. E aqueles que ainda não aplicaram a primeira dose nos seus filhos, protegendo-os para a vida toda contra formas graves da doença (que pode até matar), devem fazê-lo com urgência, pois a cidade ainda registra a transmissão do vírus da dengue.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, Nova Odessa vinha seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e aguardando o envio de um novo lote de vacinas para dar início à aplicação da dose complementar. No entanto, este novo lote de “segundas doses” ainda não foi disponibilizado pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7-Campinas. Mas, nesta terça-feira, o Estado garantiu o envio das doses adicionais já nos próximos dias, “liberando” as doses restantes nas cidades para uso na complementação do esquema vacinal.

Até a última sexta-feira (12/07), a Saúde havia aplicado 882 primeiras doses da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. “As 882 doses aplicadas representam 22% da população entre 10 e 14 anos de Nova Odessa. A população nessa faixa etária, segundo IBGE, é 3.986 adolescentes”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

Em abril, Nova Odessa havia recebido 1.079 doses, inicialmente para o público de 10 e 11 anos. “Infelizmente, mesmo ‘abrindo’ a vacinação para o público de 10 a 14 anos, ainda não aplicamos todas as primeiras 1.079 doses recebidas. Mas não tivemos nenhuma perda por vencimento”, garantiu a enfermeira.

“Promover a conscientização sobre a importância da imunização contra a dengue entre as crianças e pré-adolescentes é essencial para garantir que eles estejam protegidos e para combater a propagação da doença em suas comunidades”, disse a secretária Adriana Welsch. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Confira abaixo e veja qual delas é mais próxima da sua casa:

Unidade Básica de Saúde 1

Avenida Carlos Botelho, nº 3

Centro

Unidade Básica de Saúde 2

Rua São Paulo, nº 77

Jardim São Jorge

Unidade Básica de Saúde 3

Rua Sigesmundo Andermann, nº 731

Jardim São Manoel

Unidade Básica de Saúde 4

Rua Louis Francescon, nº 65

Jardim São Francisco

Unidade Básica de Saúde 5

Rua das Imbuias, nº 355

Jardim Alvorada

Unidade Básica de Saúde 6

Rua Aurélia de Paula Belinatti, nº 69

Jardim Marajoara

Unidade Básica de Saúde 7

Rua Alexandre Bassora, nº 833-651

Jardim Nossa Senhora de Fátima

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 set 2024

No mês em que é comemorado o Dia do Sexo (6/9), costuma-se relembrar a famosa frase “sexo é vida”. Mas

Saúde

30 ago 2024

A República Democrática do Congo (RDC) notificou, ao longo do ano de 2024, cerca de 18 mil casos prováveis ou

Cidades, Saúde

27 ago 2024

Os alunos do curso de Enfermagem da FAM – Faculdade de Americana, que estão em fase de atendimento no SIA

Saúde

26 ago 2024

Após cinco anos, o atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes na rede pública retomou os níveis registrados antes pandemia de

Cidades, Saúde

20 ago 2024

A jovem Gabriela Benicio de Moraes Amaral, de 25 anos, foi diagnosticada com câncer de mama hormonal com metástase óssea.

Cidades, Saúde

19 ago 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, precisa de doadores dos tipos sanguíneos A+, A-,