Nova Odessa inicia 2ª dose da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos

Nova Odessa inicia 2ª dose da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da nova vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. A segunda dose é necessária para completar o esquema vacinal e garantir a imunização contra a doença para a vida toda, e deve ser aplicada três meses após a primeira.

Nova Odessa foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aplicar a nova vacina, no início da tarde do último dia 10/04. O vírus da dengue é transmitido de uma pessoa contaminada para outra pessoa através da picada do mosquito Aedes aegypti.

Os pais e responsáveis devem levar os adolescentes que já tomaram a primeira dose à UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região. São 7 UBSs espalhadas pela cidade, que atendem diariamente, das 7h às 16h. E aqueles que ainda não aplicaram a primeira dose nos seus filhos, protegendo-os para a vida toda contra formas graves da doença (que pode até matar), devem fazê-lo com urgência, pois a cidade ainda registra a transmissão do vírus da dengue.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, Nova Odessa vinha seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e aguardando o envio de um novo lote de vacinas para dar início à aplicação da dose complementar. No entanto, este novo lote de “segundas doses” ainda não foi disponibilizado pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7-Campinas. Mas, nesta terça-feira, o Estado garantiu o envio das doses adicionais já nos próximos dias, “liberando” as doses restantes nas cidades para uso na complementação do esquema vacinal.

Até a última sexta-feira (12/07), a Saúde havia aplicado 882 primeiras doses da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. “As 882 doses aplicadas representam 22% da população entre 10 e 14 anos de Nova Odessa. A população nessa faixa etária, segundo IBGE, é 3.986 adolescentes”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

Em abril, Nova Odessa havia recebido 1.079 doses, inicialmente para o público de 10 e 11 anos. “Infelizmente, mesmo ‘abrindo’ a vacinação para o público de 10 a 14 anos, ainda não aplicamos todas as primeiras 1.079 doses recebidas. Mas não tivemos nenhuma perda por vencimento”, garantiu a enfermeira.

“Promover a conscientização sobre a importância da imunização contra a dengue entre as crianças e pré-adolescentes é essencial para garantir que eles estejam protegidos e para combater a propagação da doença em suas comunidades”, disse a secretária Adriana Welsch. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Confira abaixo e veja qual delas é mais próxima da sua casa:

Unidade Básica de Saúde 1

Avenida Carlos Botelho, nº 3

Centro

Unidade Básica de Saúde 2

Rua São Paulo, nº 77

Jardim São Jorge

Unidade Básica de Saúde 3

Rua Sigesmundo Andermann, nº 731

Jardim São Manoel

Unidade Básica de Saúde 4

Rua Louis Francescon, nº 65

Jardim São Francisco

Unidade Básica de Saúde 5

Rua das Imbuias, nº 355

Jardim Alvorada

Unidade Básica de Saúde 6

Rua Aurélia de Paula Belinatti, nº 69

Jardim Marajoara

Unidade Básica de Saúde 7

Rua Alexandre Bassora, nº 833-651

Jardim Nossa Senhora de Fátima

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Saúde

15 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou nesta terça-feira (14) uma ação especial voltada à saúde das colaboradoras

Anunciar ou recomendar matéria