A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da nova vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. A segunda dose é necessária para completar o esquema vacinal e garantir a imunização contra a doença para a vida toda, e deve ser aplicada três meses após a primeira.
Nova Odessa foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aplicar a nova vacina, no início da tarde do último dia 10/04. O vírus da dengue é transmitido de uma pessoa contaminada para outra pessoa através da picada do mosquito Aedes aegypti.
Os pais e responsáveis devem levar os adolescentes que já tomaram a primeira dose à UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região. São 7 UBSs espalhadas pela cidade, que atendem diariamente, das 7h às 16h. E aqueles que ainda não aplicaram a primeira dose nos seus filhos, protegendo-os para a vida toda contra formas graves da doença (que pode até matar), devem fazê-lo com urgência, pois a cidade ainda registra a transmissão do vírus da dengue.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, Nova Odessa vinha seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e aguardando o envio de um novo lote de vacinas para dar início à aplicação da dose complementar. No entanto, este novo lote de “segundas doses” ainda não foi disponibilizado pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7-Campinas. Mas, nesta terça-feira, o Estado garantiu o envio das doses adicionais já nos próximos dias, “liberando” as doses restantes nas cidades para uso na complementação do esquema vacinal.
Até a última sexta-feira (12/07), a Saúde havia aplicado 882 primeiras doses da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos da cidade. “As 882 doses aplicadas representam 22% da população entre 10 e 14 anos de Nova Odessa. A população nessa faixa etária, segundo IBGE, é 3.986 adolescentes”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.
Em abril, Nova Odessa havia recebido 1.079 doses, inicialmente para o público de 10 e 11 anos. “Infelizmente, mesmo ‘abrindo’ a vacinação para o público de 10 a 14 anos, ainda não aplicamos todas as primeiras 1.079 doses recebidas. Mas não tivemos nenhuma perda por vencimento”, garantiu a enfermeira.
“Promover a conscientização sobre a importância da imunização contra a dengue entre as crianças e pré-adolescentes é essencial para garantir que eles estejam protegidos e para combater a propagação da doença em suas comunidades”, disse a secretária Adriana Welsch. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Confira abaixo e veja qual delas é mais próxima da sua casa:
Unidade Básica de Saúde 1
Avenida Carlos Botelho, nº 3
Centro
Unidade Básica de Saúde 2
Rua São Paulo, nº 77
Jardim São Jorge
Unidade Básica de Saúde 3
Rua Sigesmundo Andermann, nº 731
Jardim São Manoel
Unidade Básica de Saúde 4
Rua Louis Francescon, nº 65
Jardim São Francisco
Unidade Básica de Saúde 5
Rua das Imbuias, nº 355
Jardim Alvorada
Unidade Básica de Saúde 6
Rua Aurélia de Paula Belinatti, nº 69
Jardim Marajoara
Unidade Básica de Saúde 7
Rua Alexandre Bassora, nº 833-651
Jardim Nossa Senhora de Fátima