O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu na sexta-feira (25) uma manifestação espontânea de agradecimento de um paciente atendido no Pronto-Socorro Adulto após um episódio de dor torácica. Matheus Ribeiro procurou a unidade com dor intensa no peito, irradiando para o braço e acompanhada de dor de cabeça, sintomas típicos de possível infarto.
Segundo relato registrado na Ouvidoria, ele foi prontamente atendido ao chegar ao totem de senhas, sendo classificado como caso prioritário. O atendimento seguiu o Protocolo de Dor Torácica, implantado para agilizar o reconhecimento e o cuidado em emergências cardíacas. Ainda na unidade, Matheus passou por exames e realizou um eletrocardiograma.
“Fui atendido com muita agilidade, desde o momento em que cheguei. A equipe foi extremamente eficiente e o fluxo de atendimento muito bem organizado”, relatou Matheus, que pediu que o relato da sua experiência fosse encaminhado à gestão do hospital.
PROTOCOLO
O Protocolo de Dor Torácica visa agilizar o diagnóstico e o tratamento de condições que podem indicar problemas cardíacos graves. A abordagem é iniciada na retirada da senha com o controlador de acesso, por meio de um sistema de triagem que possui uma tecla específica para pacientes com dor no peito. Dessa forma, os atendimentos começam imediatamente após a solicitação.
Para contribuir com a identificação precoce do infarto, a recepção do PS conta com um banner informativo sobre os sintomas. Além disso, o hospital destaca a importância da educação em saúde, incentivando a população a procurar os serviços de emergência assim que sentir dor no peito.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.