Prefeitura de Americana anuncia início da jornada de 30 horas para enfermagem

O prefeito Chico Sardelli anunciou, nesta quinta-feira (19), o início da carga horária de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem. O Decreto Municipal 13.035/2022, que foi assinado em agosto do ano passado, indica que os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, preenchidos por meio de concurso público, passam a ter essa nova jornada de trabalho a partir de 21 de janeiro.

A carga horária de 30 horas está prevista na Lei Municipal 5.627, de março de 2014, mas não havia sido regulamentada para ser colocada em prática. A implantação da nova jornada era uma demanda da categoria, que participou de reuniões com a atual gestão municipal, no ano passado, juntamente com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, quando foi assumido o compromisso cumprido agora.

“Este é um momento muito importante, pois estamos conseguindo atender uma solicitação antiga desses 327 profissionais que atualmente atuam na área de enfermagem em nosso município e que terão agora essa nova jornada de trabalho”, afirmou Chico. “Estou muito feliz por encerrar essa longa espera da categoria e porque tudo aconteceu por meio do diálogo e com planejamento, sendo mais uma realização pela Saúde da nossa cidade, que certamente vai refletir no atendimento cada vez melhor à população”, completou.

O vice-prefeito Odir Demarchi também destacou a importância dessa conquista para a enfermagem. “Foram anos e anos esperando e finalmente o pessoal da enfermagem terá a carga horária de 30 horas. Uma categoria que foi fundamental para enfrentarmos a pandemia, que mostrou toda sua força e dedicação, tem agora essa importante conquista”, avaliou.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, explicou que a redução da carga horária de trabalho dos profissionais não altera o horário de atendimento ao público. “Todas as nossas unidades de saúde e o Hospital Municipal seguem com os mesmos horários de atendimento ao público e equipes completas por meio de escala. A Saúde de Americana terá um grande avanço com essa mudança, já que a redução resulta em melhores condições de trabalho e isso reflete na melhora no atendimento da população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Saúde

15 out 2025

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, iniciou nesta terça-feira (14) uma ação especial voltada à saúde das colaboradoras

Saúde

15 out 2025

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, reforça o pedido de doações de sangue, especialmente

Anunciar ou recomendar matéria