A Prefeitura de Americana realiza a entrega de kits de enxoval para bebês para 31 gestantes do programa Mãe Americanense, neste sábado (21), no Centro de Cultura e Lazer (CCL), às 10h. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Das 9h às 12h, haverá diversas atrações para integração dos participantes, como café da manhã, totem para impressão de fotos personalizadas, oficina de pintura facial para crianças e de barriga para as gestantes, oficina de esculturas de balões para crianças, entre outras atividades.
Lançado em 1º de junho, o programa tem o objetivo de oferecer suporte às futuras mamães em situação de vulnerabilidade social. Os kits são compostos de carrinho de bebê, bolsa de maternidade, trocador, toalha de banho, três cueiros, 10 fraldas de tecido, kit de roupas com 14 peças (com body, calça, macacão e meias), no valor de R$ 1.000,00, custeados por recursos do Fundo Municipal de Assistência Social. Em parceria com o Fundo Social, também serão entregues banheiras, kits de produtos de higiene e mantas.
“Está será a primeira entrega do programa que contemplará as gestantes com os kits, finalizando as atividades desenvolvidas desde julho nos Centros de Referência de Assistência Social, onde puderam participar de atividades e todo um acompanhamento durante este período, junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em diversos territórios. A segunda edição do programa terá 35 gestantes, que já fizeram as inscrições para iniciarem as atividades quinzenais ainda este mês. É uma ação importante para o município e faz parte do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, prioridade na gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi”, diz a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
O programa atende gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, que estão em acompanhamento pré-natal, residentes em Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até um quarto de salário-mínimo e inscritas no Cadastro Único.
O endereço do CCL é Avenida Brasil, 1.293.