Profissionais do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar – 192 e das unidades de Caps (Centro de Apoio Psicossocial) da Secretaria de Saúde, estão recebendo capacitação sobre abordagem humanizada à pessoa com ideação suicida. A capacitação, idealizada pela coordenação do 192, começou nesta segunda-feira (4) e termina na quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Americana, ministrada pelo sargento do 19º Batalhão de Polícia Militar, Júlio Celestino.
Durante os três dias, mais de 60 servidores da rede municipal de saúde recebem orientações para uma abordagem segura e humanizada durante ocorrências relacionadas à tentativa de suicídio.
“Esta é uma oportunidade importante sobre como agir e, em especial, o que não fazer diante deste tipo de ocorrência, com respeito e técnica para a assistência e proteção ao indivíduo em sofrimento psíquico”, disse a coordenadora do Serviço 192, Adriana Pacheco.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, em 2023 (até o dia 31 de julho) foram registradas 119 tentativas de suicídio, sendo 26% de casos reincidentes. Do total de tentativas, 34 foram feitas por homens e 85 por mulheres.
Já os óbitos causados por suicídio neste ano no município (até o mês de agosto) foram 11 no total, sendo oito homens e três mulheres.
Setembro Amarelo
A campanha internacional Setembro Amarelo foi inserida no calendário da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2013. Desde então, ela vem sendo divulgada anualmente no país, com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O dia 10 de setembro é considerado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.