Redação Jornal Americanense

Psicólogos que vão atuar nas escolas apresentam plano de trabalho a gestores

Diretores, coordenadores e pedagogos participaram, nesta quarta-feira (21), de reunião para a apresentação do Plano de Ação Preliminar da Psicologia Escolar para a rede municipal de Educação de Americana. Os psicólogos, coordenados pela unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, falaram aos educadores em encontro transmitido online diretamente às escolas.

Os profissionais apresentaram conceito e histórico da Psicologia Escolar e um plano de ação do psicólogo escolar na atualidade, que prevê o foco nas relações e no coletivo, em um trabalho colaborativo e em parceria com a equipe presente nas escolas, com efeitos a médio e longo prazo para promover a integração de qualidade entre o aluno e a unidade escolar.

“O cerne da atuação dos psicólogos é em relação à composição da equipe multiprofissional das escolas, para dar apoio ao grupo gestor. Essa será a atuação mais forte e, na medida em que for necessário, o profissional pode fazer orientações coletivas para as famílias em reunião de pais, em pequenos grupos ou por turma”, explicou a diretora da unidade, Graciete Pereira da Silva.

A convocação de quatro psicólogos via concurso público integra o pacote de ações para reforçar e ampliar a segurança na rede municipal de Educação anunciado em abril pelo prefeito Chico Sardelli.

O pacote denominado Núcleo de Segurança Escolar inclui a presença da Guarda Municipal de Americana (Gama) nas escolas, nova patrulha escolar, a implantação do Botão do Pânico – tecnologia que permite o acionamento imediato da guarda em caso de emergência – e o treinamento de educadores para atuarem em situações extremas, além do Programa Escola Segura, que prevê o videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação, com a instalação de 933 câmeras.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou o avanço promovido pela Administração Municipal para reforçar a segurança nas escolas da rede. “O ingresso dos psicólogos na rede municipal de Educação e o início das visitas nas escolas, previsto para a próxima semana, complementa o trabalho de construção de um ambiente de ensino e aprendizagem acolhedor e de qualidade”, destacou.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um

Saúde

9 fev 2024

A equipe da Hemodiálise do HM (Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi) organizou uma celebração antecipada de Carnaval para os pacientes

Saúde

8 fev 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi terá horário especial de funcionamento durante a próxima semana, em