Redação Jornal Americanense

Unacon homenageia mães em tratamento ao som de violino

Melodias nacionais e internacionais ecoaram pelos corredores e alas da Unacon (Centro de Oncologia de Americana), na manhã desta sexta-feira (12). A audição, promovida por um violinista, foi uma homenagem antecipada às pacientes pelo Dia das Mães, no próximo domingo (14). 

O músico Felipe Prado interpretou trilhas de cinema, bossa nova, clássicos internacionais e da música erudita, enquanto os pacientes oncológicos recebiam um presente oferecido por colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social que administra a unidade, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Marisa Granato dos Santos, paciente desde setembro, gostou do repertório instrumental que teve canções famosas de Elvis Presley, Tom Jobim, Lady Gaga, melodias de harpa cristã e da mundialmente famosa “Over The Rainbow” (do filme O Mágico de Oz). “Estou emocionada, isso aqui é tudo de bom. Essa música acalma o coração e dá paz para a gente”, declarou, enquanto participava de uma sessão de quimioterapia. “Além disso, adoro essas meninas que trabalham na Unacon, elas são demais”. 

“Para nós, esse tipo de homenagem é maravilhoso. Mesmo porque, sou mãe de dois filhos”, disse Vilma Aparecida Araújo, moradora da cidade de Monte Mor que há três meses é atendida na Unacon.

Na opinião da Dra. Ana Cláudia Monteiro, diretora médica da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, a ação espelha “um dos principais valores da instituição, que é a humanização do atendimento”.

“Nada mais justo do que homenagear essas mulheres, essas pessoas tão fortes”, acrescenta a diretora da Chavantes, fazendo menção às mães e às enfermeiras. Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem.   

“Uma iniciativa muito importante, uma maneira de homenagearmos e levarmos um pouco de alegria e paz às nossas pacientes, além dos benefícios que a boa música oferece. Parabéns a todas as mães que têm nosso apoio e nossa atenção em Americana”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Homenagens no HM e na UPA São José

No Dias das Mães, domingo (14), a partir das 9h, também haverá homenagens às pacientes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. 

A exemplo do evento realizado na Unacon, o som do violino também vai tomar as dependências do HM, como uma forma de entretenimento e relaxamento dos pacientes. Também serão distribuídas mudas de plantas e lembranças. 

Já na UPA São José, as mães receberão ao longo do domingo botões de rosa e brincos. 

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

1 mar 2024

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 24, o Dia D de Combate à Dengue. O

Saúde

1 mar 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 236 milhões em Saúde em 2023. Somente com recursos próprios,

Saúde

23 fev 2024

O vereador Leco Soares (Podemos) reuniu-se na quarta-feira (21) em Brasília com a deputada federal Renata Abreu (Podemos), para tratar

Saúde

21 fev 2024

Um homem de 44 anos foi diagnosticado com chikungunya em Santa Bárbara, tornando-se o primeiro caso confirmado da doença na

Saúde

20 fev 2024

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira (23) às 10 horas, as novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel

Saúde

15 fev 2024

Alex, um morador de 38 anos de Americana, está liderando uma campanha para recuperar sua capacidade de andar após um