UPA São José inicia implantação de projeto de telecardiologia

Equipes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José participaram neste mês do primeiro treinamento técnico para a implantação de um sistema de telecardiologia com monitoria à distância por especialistas do Hcor, de São Paulo. A iniciativa é viabilizada pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde)

A chegada do projeto “Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares” na unidade vai garantir a melhoria no atendimento de pacientes com esse tipo de quadro. Para a capacitação e acompanhamento, que seguirão por mais um ano, a unidade recebeu materiais e equipamentos como eletrocardiógrafo, notebook e outros itens.

Quando um paciente chegar à UPA São José com problemas cardiológicos, ele será submetido ao exame, e o laudo será emitido em tempo real por especialistas do Hcor.

“Esta é uma importante ferramenta que irá aprimorar o atendimento de casos cardiológicos, qualificando ainda mais a assistência na UPA São José. E isso é de fundamental importância, considerando que as maiores taxas de mortalidade estão relacionadas ao sistema cardiovascular”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Este projeto contribui com instruções sobre orientação diagnóstica e condutas mais adequadas, uma vez que temos o suporte de especialistas altamente qualificados”, reforça a coordenadora da unidade, Janine Teles.

A UPA São José é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana, assim como o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).

O diretor técnico do HM, Ricardo Quintela, destaca a importância do apoio a projetos que buscam aprimorar a assistência voltada aos pacientes. “Teremos, com mais esse projeto viabilizado pelo Proadi-SUS, grandes benefícios aos atendimentos cardiovasculares na UPA São José. Agradecemos a Secretaria Municipal de Saúde pela oportunidade de participação”, afirma.

Projeto Boas Práticas – Proadi-SUS

O treinamento das equipes de saúde da UPA São José foi viabilizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A capacitação é realizada graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hcor, instituição que oferece conhecimento, suporte técnico e operacional para o projeto.  

O Boas Práticas beneficia mais de 800 UPAs e Pronto-Atendimentos do País, ofertando à rede do SUS serviços de tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

24 out 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana viveu uma manhã diferente e cheia de alegria com a visita dos cães terapeutas

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Saúde

16 out 2025

Um homem de 58 anos desenvolveu metástase meses depois de receber um fígado com tumor maligno em um transplante realizado

Anunciar ou recomendar matéria