UPA São José se torna referência em agilidade no atendimento cardíaco

UPA São José se torna referência em agilidade no atendimento cardíaco

Com uma expressiva redução de 69% no tempo de espera pelo eletrocardiograma, indicador essencial para o tratamento de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, localizada na região da Cidade Jardim, em Americana, tem se consolidado como referência em boas práticas assistenciais. O resultado, obtido no primeiro ciclo do projeto Boas Práticas, desenvolvido em parceria com o HCor (Hospital do Coração), motivou uma visita técnica da equipe da UPA de Araras.

Durante a imersão, os profissionais de Araras conheceram de perto a estrutura física e os fluxos de atendimento implementados em Americana, que contribuíram para a otimização do tempo de resposta nos casos de infarto. O destaque da visita foi a apresentação dos protocolos gerenciados e da organização estratégica dos kits da Síndrome Coronariana Aguda (SCA), do AVC (Acidente Vascular Cerebral) e da sepse, que reúnem, de forma padronizada, toda a medicação e os equipamentos necessários para atuação imediata das equipes, fator decisivo na redução de atrasos em situações críticas.

A coordenadora da UPA São José, Janine Teles, destacou a importância da aplicação das boas práticas. “O trabalho em equipe, aliado à padronização dos processos e ao comprometimento dos profissionais, pode gerar resultados concretos na assistência ao paciente. Em julho de 2024, a gente demorava cerca de 39 minutos para realizar um eletrocardiograma; hoje, esse tempo caiu para 12 minutos, e a nossa meta é chegar à chamada ‘hora de ouro’, que seria de 10 minutos”, afirmou.

A ação integra o projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, desenvolvido em parceria com o HCor, que busca incentivar a disseminação de experiências bem-sucedidas entre as unidades de urgência e emergência, reforçando o compromisso coletivo com um atendimento cada vez mais ágil, qualificado e seguro para a população. O treinamento das equipes de saúde da UPA São José foi viabilizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

“O resultado da UPA São José mostra que investir em capacitação e padronização de processos traz impacto real na assistência. A agilidade no atendimento cardíaco é reflexo do compromisso das equipes com a segurança e a qualidade do cuidado, consolidando Americana como referência em boas práticas no SUS”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A UPA São José é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

27 out 2025

Pesquisadores nos Estados Unidos desenvolveram um fungo geneticamente modificado capaz de enganar e matar os mosquitos que transmitem doenças como

Saúde

24 out 2025

O Núcleo de Especialidades de Americana viveu uma manhã diferente e cheia de alegria com a visita dos cães terapeutas

Saúde

23 out 2025

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), em Americana, passa a contar com um novo ambiente dedicado ao fortalecimento

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Brasil, Saúde

21 out 2025

Fabíola da Costa, de 32 anos, que estava em estado vegetativo nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20)

Política, Saúde

20 out 2025

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste é alvo de denúncias por atrasos nos pagamentos de profissionais da saúde. Em entrevista

Anunciar ou recomendar matéria