Com uma expressiva redução de 69% no tempo de espera pelo eletrocardiograma, indicador essencial para o tratamento de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, localizada na região da Cidade Jardim, em Americana, tem se consolidado como referência em boas práticas assistenciais. O resultado, obtido no primeiro ciclo do projeto Boas Práticas, desenvolvido em parceria com o HCor (Hospital do Coração), motivou uma visita técnica da equipe da UPA de Araras.
Durante a imersão, os profissionais de Araras conheceram de perto a estrutura física e os fluxos de atendimento implementados em Americana, que contribuíram para a otimização do tempo de resposta nos casos de infarto. O destaque da visita foi a apresentação dos protocolos gerenciados e da organização estratégica dos kits da Síndrome Coronariana Aguda (SCA), do AVC (Acidente Vascular Cerebral) e da sepse, que reúnem, de forma padronizada, toda a medicação e os equipamentos necessários para atuação imediata das equipes, fator decisivo na redução de atrasos em situações críticas.
A coordenadora da UPA São José, Janine Teles, destacou a importância da aplicação das boas práticas. “O trabalho em equipe, aliado à padronização dos processos e ao comprometimento dos profissionais, pode gerar resultados concretos na assistência ao paciente. Em julho de 2024, a gente demorava cerca de 39 minutos para realizar um eletrocardiograma; hoje, esse tempo caiu para 12 minutos, e a nossa meta é chegar à chamada ‘hora de ouro’, que seria de 10 minutos”, afirmou.
A ação integra o projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, desenvolvido em parceria com o HCor, que busca incentivar a disseminação de experiências bem-sucedidas entre as unidades de urgência e emergência, reforçando o compromisso coletivo com um atendimento cada vez mais ágil, qualificado e seguro para a população. O treinamento das equipes de saúde da UPA São José foi viabilizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
“O resultado da UPA São José mostra que investir em capacitação e padronização de processos traz impacto real na assistência. A agilidade no atendimento cardíaco é reflexo do compromisso das equipes com a segurança e a qualidade do cuidado, consolidando Americana como referência em boas práticas no SUS”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A UPA São José é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.






