Vigilância Sanitária de Americana interdita restaurante por risco à saúde pública

Vigilância Sanitária de Americana interdita restaurante por risco à saúde pública

A Vigilância Sanitária de Americana realizou, nesta segunda-feira (21), a interdição de um restaurante localizado na Rua Vieira Bueno, no Centro. A ação foi motivada por diversas irregularidades sanitárias constatadas durante vistoria técnica no local, solicitada pela Polícia Civil a partir de uma denúncia.

Durante a abordagem da Vigilância, foi constatado que o estabelecimento funcionava sem licença e apresentava condições estruturais precárias, com problemas em paredes, pisos e tetos. Foram identificados ainda equipamentos deteriorados, como geladeiras com ferrugem, utensílios em mau estado de conservação, falta de higiene geral e ausência de boas práticas de manipulação de alimentos.

Além disso, a equipe técnica constatou descarte irregular de esgoto e infestação de roedores, agravando o risco à saúde pública.

No Auto de Infração lavrado pela Vigilância, constam como principais infrações: ausência de licença sanitária, ambiente sem asseio adequado e equipamentos em contato direto com alimentos sem condições apropriadas de limpeza.

“A interdição é uma medida extrema, mas necessária diante do risco sanitário encontrado. Nosso papel é proteger a saúde da população, garantindo que os estabelecimentos ofereçam alimentos seguros e em condições higiênico-sanitárias adequadas”, afirmou o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges.

Já a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, destacou que o estabelecimento só poderá reabrir após sanar todas as irregularidades. “A liberação está condicionada à correção total dos problemas identificados e à apresentação de documentação que comprove o cumprimento das exigências legais. Só assim poderemos assegurar um ambiente adequado para o preparo de alimentos”, ressaltou.

Além das medidas administrativas, a proprietária do estabelecimento foi autuada pela Polícia Civil e está respondendo criminalmente pelas condições encontradas, com base na legislação sanitária e penal vigente.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria